Circulação de pessoas continua restrita em Manaus e interior do AM entra na ‘fase roxa’

O acréscimo deste novo decreto para Manaus, que valerá também por sete dias, será a abertura do comércio e serviços na modalidade drive thru, de 8h às 15h

Manaus – Após Manaus passar da fase roxa para a vermelha, o Governo do Amazonas anunciou durante live na manhã deste sábado (13) um novo decreto para a cidade, flexibilizando alguns setores a partir da próxima segunda-feira (15). Um segundo decreto também será publicado na segunda para manter as restrições no interior do Estado, que passou para a fase roxa de casos da Covid-19.

Segundo o governador Wilson Lima, a restrição de circulação de pessoas entre 19h e 6h continuará em vigor, além de todos os quesitos do último decreto. O acréscimo deste novo decreto, que também valerá por sete dias, é a abertura do comércio na modalidade drive thru, de 8h às 15h.

“O funcionamento será mediante plano operacional elaborado por associações comerciais e submetido ao Comitê de Enfrentamento da Covid-19, que fará uma análise do plano. O comércio eletrônico será permitido, assim como obras de manutenção emergencial em residência”, explicou o governador.

Novo decreto mantém a restrição de circulação de pessoas entre 19h e 6h (Foto: Carlos Nascimento/GDC)

Serviços

Outra mudança neste novo decreto é o funcionamento de oficinas mecânicas em geral, com exceção de serviços de funilaria e pintura. O horário de funcionamento deste setor será de 8h às 17h.

“Os estabelecimentos não podem ter acima de 50% da capacidade e o atendimento deverá ser por agendamento de horário, para evitar aglomerações. Serviços de beleza, barbearia e similares serão permitidos, exclusivamente, em atendimento domiciliar”, disse Wilson Lima.

Os transportes intermunicipais de passageiros também foram liberados, mas somente para pessoas que serão atendidas em serviços essenciais de saúde. Conforme o governador, o transporte intermunicipal de carga de produtos essenciais à vida também está permitido. “Produtos essenciais à vida como bebidas, alimentos, combustíveis, higiene pessoal e de limpeza, gazes, medicamentos, insumos médicos, hospitalares, além de produtos da área de segurança, estão permitidos”.

Saiba mais:

AO VIVO: Governo do AM anuncia atualizações no decreto de restrição de circulação de pessoas

Covid: vacinação para público de 50 a 69 anos começa no próximo dia 22 no AM

Indústria

Já em relação à indústria, o decreto permite o transporte de produtos do setor em um período de 24h, como também veículos especiais para o deslocamento de funcionários. Atividade física ao ar livre está permitida de acordo com o novo decreto.

“Essas foram as alterações deste novo decreto. O que estava no antigo continua valendo também. Estamos em um processo de flexibilização à medida em que nós vamos tendo a segurança epidemiológica necessária para fazer isso e também de capacidade de atendimento na nossa rede hospitalar”, ressaltou Wilson Lima.

Em relação ao interior do Amazonas, que entrou na fase roxa da doença, o antigo decreto continua em vigor por mais sete dias. Segundo o governo do Estado, as prefeituras receberam orientações para fazer os devidos ajustes, de acordo com a realidade de cada município, afim de tornar as medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19.

Anúncio