CNH digital tem adesão de apenas 2,3 mil motoristas no AM

O Amazonas tem, atualmente, 705.465 motoristas habilitados, segundo o Detran. No cenário nacional, apenas 0,36% dos motoristas têm a CNH digital, o que corresponde a 247,6 mil pessoas

Manaus – Quase cinco meses após o lançamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital, apenas 2.388 motoristas baixaram o documento. O Amazonas tem, atualmente, 705.465 motoristas habilitados, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). No cenário nacional, apenas 0,36% dos motoristas têm a CNH digital, o que corresponde a 247,6 mil pessoas.

O Amazonas tem, atualmente, 705.465 motoristas habilitados, de acordo com o Detran. (Foto: Sandro Pereira)

A nova versão do documento passou a ser emitida progressivamente desde outubro do ano passado. Entre as 27 unidades federativas do País, São Paulo é a que mais emitiu CNHs digitais, com um total de 49.955 unidades. No Estado, a emissão começou em março. Mas, proporcionalmente, São Paulo fica em 21º no quadro nacional, pois a cobertura é de apenas 0,22% do total de motoristas.

Os primeiros colocados são Goiás e Rio Grande do Sul, nos quais, respectivamente, 1,13% e 1,03% das CNHs têm versão digital. Um dos motivos para a baixa adesão é que o documento só pode ser emitido à distância se o motorista tiver uma CNH com QR Code e também um certificado digital, que é pago.

O custo desse documento costuma ser de R$ 100. Quem ainda tem a versão antiga da habilitação, deve pedir uma segunda via impressa, para ter uma CNH com o QR Code (não é preciso esperar a CNH vencer para solicitar a segunda via do documento). Depois, é preciso fazer um cadastro no site do Detran e ir a uma unidade do departamento de trânsito para confirmar os dados.

Como funciona

Antes de instalar o aplicativo, o motorista precisa fazer um cadastro no site do Denatran, no qual deve ser disponibilizado as informações pessoais de cada usuário. O roteiro explicativo, com o passo a passo do cadastro, está disponível no site do Detran.

“A digital é uma comodidade para o usuário. Você esquece um documento, mas não esquece o celular. Ela possui a mesma validade jurídica, mas a emissão em cédula ainda é obrigatória”, frisou o diretor-técnico do Detran – AM, Rodrigo de Sá. O aplicativo CNH Digital está disponível para download na Google Play e App Store.

Anúncio