Com baixo estoque de O-, Hemoam pede que voluntários doem sangue

Neste mês, Manaus adota a campanha ‘Junho Vermelho’, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de doação de sangue e suprir carências da Fundação Hemoam

Manaus – Com estoque baixo de sangue O negativo, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Fundação Hemoam) solicita doações de sangue para abastecer as bolsas da instituição nesses próximos meses. No mês de junho, Manaus adota a campanha ‘Junho Vermelho’, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de doação de sangue e suprir carências da Fundação Hemoam.

Com baixo estoque de O-, Hemoam pede que voluntários doem sangue (Foto: Divulgação)

Este ano, o estoque baixo é o do tipo O negativo, considerado um dos mais raros, segundo informou a médica hemoterapeuta Socorro Viga, do Departamento do ciclo de sangue da Hemoam. “O sangue O negativo é o mais usado em emergências e geralmente tem o estoque mais baixo”, disse a hemoterapeuta, acrescentando que o O negativo é usado, também, quando não há tempo hábil para fazer a tipagem sanguínea, devido a urgências.

O mínimo é de 20 bolsas do tipo sanguíneo O negativo. Segundo a médica, o estoque contava com 750 bolsas de sangue, com todos os tipos de sangue, até a última quarta-feira (30).

Pode doar sangue:

  • Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos. O candidato a doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade.
  • Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal.

Não pode doar sangue a pessoa que:

  • Teve hepatite depois dos 10 anos de idade;
  • Tem comportamento sexual de risco;
  • Usa drogas;
  • Teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;
  • Teve febre nos últimos 30 dias;

Junho Vermelho

No mês de junho, Manaus adota a campanha ‘Junho Vermelho’ com o objetivo de conscientizar sobre a importância de doação de sangue e suprir carências da Fundação Hemoam.

Entre junho e julho, o estoque de bolsas de sangue tende a reduzir com a ocorrência de férias e muitos doadores cadastrados viajam. Este ano, há também a realização de jogos da Copa do Mundo e muitos consomem bebida alcoólica.

O apelo é que os doadores façam a doação de sangue ainda antes das férias. Em parte, as viagens são atreladas ao calendário de férias escolares que ocorre, geralmente, a partir do dia 20 de junho.