Manaus – Uma clínica particular de atendimento à saúde da mulher, no Parque 10, zona centro-sul, foi interditada parcialmente, nesta quarta-feira (17), pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus). De acordo com a equipe de fiscalização, o Centro Cirúrgico e o Centro de Material e Esterilização (CME) da clínica descumpriam as exigências sanitárias, colocando em risco a saúde das pacientes.
Conforme a gerente de Vigilância de Serviços da Visa, Nádia Soares, foram encontradas diversas irregularidades graves nos dois ambientes, incluindo produtos e medicamentos vencidos, falta de controle de qualidade na esterilização de material cirúrgico e ausência de desfibrilador e acessórios respiratórios para assistência aos pacientes submetidos a procedimentos como partos e cirurgias plásticas.
“Além de não aplicar os testes de qualidade e não garantir corretamente a desinfecção dos instrumentos, a clínica não fazia manutenção da autoclave (equipamento de esterilização), usava escova doméstica para limpeza preliminar de pinças, tesouras e outros itens cirúrgicos e não cumpria as exigências de rastreamento”, informou Nádia.
Foi identificado ainda o armazenamento inadequado de remédios de uso controlado.