Comunidade indígena do AM ganha polo de telessaúde abastecido com energia solar 

Infraestrutura garante segurança para a prestação de serviços de saúde, além de possibilitar atendimentos a distância

Manaus – Com objetivo de fortalecer o serviço de telemedicina, diminuindo os impactos da Covid-19 e melhorando o atendimento de saúde em comunidades remotas da Amazônia, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com Empowered by Light, realizou a instalação de placas solares na Terra Indígena Kumaru do Lago Ualá, localizada no município de Juruá, a 674 quilômetros de Manaus.

A iniciativa beneficia mais de 105 famílias do povo Madija Kulina, que vivem na aldeia Boca do Pau-Pixuna. No local, há um Polo Base do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Solimões e Afluentes (MRSA), que funcionava apenas com gerador de energia movido à combustível, uma fonte não renovável, poluente e cara.

(Foto: Divulgação)

Com o novo sistema, o trabalho dos profissionais de saúde será facilitado e os moradores não precisarão se deslocar até a cidade para garantir assistência médica. Segundo a enfermeira assistencial, Claudia Mariscal, a falta de energia tornava o translado necessário até mesmo para tratamentos que poderiam ser realizados no local, aumentado consideravelmente os custos com a logística.

Saúde online

Além de gerar economia financeira e reduzir os impactos ambientais, a instalação do sistema ampliará a prestação do serviço de telemedicina, que permite aos indígenas atendimento médico gratuito com o auxílio da internet.

Com a pandemia do novo coronavírus, a conexão com a rede tem sido uma importante aliada dos profissionais que atuam em regiões remotas, pois possibilita o recebimento de orientações e treinamentos para o acompanhamento adequado dos casos suspeitos da Covid-19, bem como um trabalho integrado para prevenir a transmissão na comunidade.

O atendimento médico online é realizado através de uma parceria entre a FAS e o sistema de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que disponibiliza orientação técnica e capacitação para os agentes de saúde, assim como acolhimento psicológico para os profissionais e moradores, principalmente para evitar deslocamentos, garantir segurança e bem-estar para as comunidades.

Anúncio