Contratos do Fies no AM aumentaram 1.400% em sete anos, diz FNDE

Dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação mostram que, no mesmo período, 36.466 contratos foram firmados no Estado

Manaus – Nos últimos sete anos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) registrou um aumento de 1.400% na oferta de contratos firmados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no Amazonas. Os dados são referentes ao período em que o FNDE passou a ser o órgão gestor do Fies.

Segundo dados do FNDE, em 2010, foram firmados 282 contratos, no Estado. Já em 2017, 4.230 estudantes recorreram ao financiamento, que é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).

O financiamento é destinado a alunos matriculados em instituições privadas de ensino superior (Foto: EBC)

Ao longo destes sete anos, o órgão informou que 36.466 contratos foram firmados no Amazonas. Para este ano, o MEC não soube informar quantas vagas serão ofertadas para o Estado, pois “variam conforme as etapas do processo e a busca por financiamento, uma vez que as vagas são das mantenedoras e elas possuem presença em diversos estados e cidades ao mesmo tempo”.

Financiamento para 2018

As inscrições para o Fies 2018 começaram na última segunda-feira (19) e vão até o dia 28 de fevereiro, às 23h59. Os contratos vão seguir as novas regras do programa, aprovadas no ano passado. A previsão do governo é atender a 310 mil pessoas em 2018.

As inscrições devem ser feitas no site do MEC. O candidato deve fornecer o número do CPF, a data de nascimento e um e-mail válido. Além disso, deve informar a renda familiar para comprovar que se encaixa nas exigências do programa.

Após o encerramento das inscrições, no dia 28 de fevereiro, serão divulgados os resultados de pré-seleção e as listas de espera. A modalidade Fies disponibilizará os nomes no dia 5 de março, enquanto a P-Fies tornará público os contemplados no dia 12 de março.

Anúncio