Manaus – O pequeno Yran Lucas, de 1 ano e cinco meses, será o primeiro paciente amazonense com cardiopatia congênita a ser encaminhado para cirurgia no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, após parceria firmada pelo governo do Amazonas.

Yran Lucas, de 1 ano e cinco meses, será operado por meio do Tratamento Fora de Domicílio (Foto: Michell Mello/Secom)
A iniciativa, que é uma das ações promovidas pela gestão estadual para reduzir o tempo de espera na fila do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), na zona norte de Manaus, vai permitir que o hospital paulista opere crianças amazonenses por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Com a liberação da equipe médica do Francisca Mendes, Yran e a mãe dele, Mairucy Alencar de Sousa, embarcaram para São Paulo na madrugada desta segunda-feira (3) – a primeira consulta no HCM de São José do Rio Preto está marcada para quarta-feira (5).
A família mora no ramal do Pau Rosa, na BR-174 (Manaus-Boa Vista), e está hospedada na casa da irmã de Mairucy, no Jorge Teixeira 4, desde que recebeu a notícia de que a cirurgia seria feita fora do Estado.
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), que mobilizou a equipe chefiada pela assistente social Maria Mazzarello para atender as famílias que viajarão por meio da parceria com o Hospital da Criança de São José do Rio Preto. Para Mairucy, esse acompanhamento tem sido essencial.