Crianças são resgatadas e internadas após mães as deixarem para irem à festa

As crianças, de 1, 2 e 3 anos, foram encontradas sozinhas, em uma casa no Jorge Teixeira, na zona leste. Um casal de irmãos está internado no HPS Platão Araújo em estado de desnutrição e com infecção grave

Manaus – Três crianças, de 1, 2 e 3 anos, foram resgatadas, no fim da manhã desta quinta-feira (28), após terem sido abandonadas, em casa, pelas próprias mães, na Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. Após ser localizada, uma das mães, de 23 anos, confessou que deixou as crianças em casa para ir a uma festa com uma adolescente de 16 anos, de acordo com informações do Sargento Afrânio Silva, da 30ª Companhia Interativa Comunitária.

Ocorrência foi atendida por policiais militares da 30ª Cicom e por conselheiras tutelares (Foto: Cristiano Ximenes/Divulgação)

Um casal de irmãos, com 2 e 3 anos de idade, está internado no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na mesma zona, após ser resgatado em estado de desnutrição e com infecção, segundo o sargento Afrânio.

A mãe das crianças internadas está detida na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). A adolescente de 16 anos, mãe do bebê de 1 ano e 8 meses, não foi localizada.

À reportagem do GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDR), a delegada da Depca, Laura Câmara, confirmou que o casal de irmãos segue internado no Platão Araújo e que a mãe deles pode responder pelo crime de abandono de incapaz. “As crianças estão internadas com quadro de septicemia (infecção grave). São crianças de 2 e 3 anos, aproximadamente, e a doutora Débora (delegada) vai decidir se tem elementos suficientes para instaurar um flagrante do caso ou se vai abrir um inquérito policial para averiguar”, disse.

Segundo o sargento Afrânio Silva, as crianças foram resgatadas após uma denúncia anônima. “Ligaram para o 190 e disseram que três crianças passaram a noite chorando em um quarto, no fim da Avenida Hilário Gurjão. Quando chegamos lá, confirmamos a situação e levamos as vítimas para o Conselho Tutelar”, disse.

A conselheira Marlina Silva, do Conselho Tutelar da zona leste 2, informou que, após ser localizada, uma das mães confessou que tinha deixado as crianças sozinhas para ir à uma festa com uma amiga adolescente, mãe de uma das vítimas.

Até às 20h20 desta quinta-feira, os policiais militares da 30ª Cicom e as duas conselheiras tutelares que atenderam a ocorrência ainda prestavam depoimento na sede da Depca.