Curso de autocuidado para diabéticos e hipertensos é ofertado na zona rural

Os interessados em participar da formação podem efetuar inscrição online, até esta segunda-feira (18)

Manaus – Usuários da zona rural  de Manaus serão reunidos em um curso informal de “Autocuidado para hipertensos e diabéticos”. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o curso será realizado, nesta terça-feira (19) e na quarta (20), na Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Ephigênio Salles, na rodovia AM-010, Km 41, com atividades no horário matutino.

(Foto: Divulgação / Semsa)

Os interessados em participar da formação podem efetuar inscrição online, até esta segunda-feira (18), por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLt6aLV55xhHgFfwBVJHXHdiwSrDpiP2FAgcAqWzTXzsTHEw/viewform.

As atividades serão conduzidas por equipes do Núcleo de Atenção à Saúde de Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes e do Distrito de Saúde (Disa) Rural da Semsa Manaus.

Os participantes do curso são orientados sobre condutas essenciais, como cuidados na aferição de pressão arterial e recebem também noções de saúde bucal, farmácia, atividade física, nutrição e práticas integrativas em saúde, com foco em hipertensão arterial e diabetes. As atividades são dirigidas por equipes multiprofissionais, que incluem enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, cirurgiões-dentistas e profissionais de Educação Física.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde de Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes, Nádia Brito, explica que o curso inclui conhecimentos básicos para assegurar a qualidade de vida de pessoas que vivem com diabetes e/ou hipertensão, considerando que as condições são fatores de risco para outros agravos, como doenças cardiovasculares e danos aos rins, olhos e nervos.

“O paciente diabético, por exemplo, tem que ter um cuidado especial com os pés para evitar desenvolver lesões que podem até levar a uma amputação. Buscamos incentivar os usuários a ter um cuidado maior com o corpo”, assinala a gestora.

Além do incentivo ao autocuidado, Nádia aponta que os participantes do curso ajudam a disseminar informações sobre hipertensão arterial e diabetes para mais pessoas. “O paciente empoderado, que sabe os cuidados que deve manter, acaba sendo um multiplicador desse conhecimento para seus familiares, seus amigos”, avalia.

Conhecimentos

Com carga horária de 8 horas, o curso informal “Autocuidados para hipertensos e diabéticos” da Semsa inclui orientações sobre cuidados para a correta aferição da pressão arterial e cuidados com os pés, incluindo exercícios para os pés, para usuários com neuropatia diabética. Também inclui informações sobre o HiperDia, programa voltado ao cadastro e acompanhamento de usuários pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso apresenta ainda noções básicas sobre medicações utilizadas no tratamento das condições crônicas, incluindo cuidados requeridos para o manuseio, armazenamento e aplicação de insulinas; cuidados de higiene bucal; alimentação baseada em frutas, tubérculos e verduras disponíveis no Amazonas; e benefícios das atividades físicas e de práticas integrativas, como a meditação e a auriculoterapia, para o bem-estar e a qualidade de vida dos usuários.

Iniciativa

A turma do Disa Rural é a última da etapa de experiência-piloto do curso informal de autocuidado para usuários hipertensos e diabéticos, que formou seus primeiros participantes nos demais distritos de saúde da Semsa. A formação ocorreu em novembro passado, nos Disas Oeste e Leste e neste mês aconteceu nos Disas Norte e Sul.

Após a etapa inicial, a atividade passa a ser realizada de forma regular na rede básica, com pelo menos uma turma por semestre em cada um dos Distritos de Saúde da Semsa Manaus. Informações sobre as próximas turmas do curso serão divulgadas por meio do site semsa.manaus.am.gov.br e das redes sociais da secretaria.

Anúncio