Decoração natalina no interior do AM é realizada por artesãs indígenas

Decoração natalina em Santo Antônio do Içá homenageia a cultura dos povos indígenas

Manaus – A tecelagem de palha é uma prática milenar amplamente utilizada pelos povos indígenas há séculos. Nela, desenvolve-se uma técnica altamente sofisticada, misturando os saberes tradicionais dos mais antigos com a criatividade dos mais jovens.

(Fotos: Ascom / Prefeitura de Santo Antônio do Içá)

Desde as redes de dormir até os cestos de carregamento, conhecidos na cultura indígena como ‘paneiros’, a tecelagem serviu como ação de sobrevivência para as populações indígenas ao longo dos anos.

Com o tempo, a técnica evoluiu e se popularizou nas mãos de novos artesãos indígenas, que criaram verdadeiras obras de arte através da tecelagem das palhas em diversos objetos.

A Prefeitura de Santo Antônio do Içá, por meio do Departamento de Cultura (DEPCULT), criou uma ação conjunta com artesãs indígenas da Comunidade do Lago Grande, localizada na zona ribeirinha do município.

No local, nove artesãs e um artesão realizam a técnica da tecelagem utilizando a palha de arumã – planta nativa encontrada na região amazônica. Graças ao apoio da prefeitura, neste ano os indígenas poderão ver seus trabalhos expostos na decoração de Natal, que será lançada em 1° de dezembro na praça central do município.

blank

(Foto: Ascom / Prefeitura de Santo Antônio do Içá)

O coordenador da DEPCULT, Valeri Acriz, revela que o trabalho foi desenvolvido minuciosamente, respeitando a cultura e o processo de criação das artesãs indígenas, em conjunto com cerca de 28 colaboradores do departamento.

“Eu só percebi a dimensão desse trabalho quando visitei a aldeia e encontrei essas mulheres reunidas, tecendo, e vi a felicidade delas. Foi um trabalho fantástico, um trabalho maravilhoso, que me emocionou ao ver aquelas mulheres tecendo. Me emocionou mais ainda, ver a felicidade e o brilho nos olhos delas, ao saber que esse trabalho estaria na Avenida da nossa cidade. Isso não tem preço”, destaca.

Após a grande adesão e receptividade dos moradores, a prefeitura pretende estender e aprimorar novas parcerias com as Comunidades Indígenas. “Vamos continuar porque é trabalho social, é trabalho que precisa ser valorizado, e é trabalho que a Prefeitura de Santo Antônio do Içá vem desenvolvendo, dando essa oportunidade para que todos os artesãos divulguem o seu trabalho”, destaca o prefeito Walder Ribeiro da Costa ‘Cecéu’.

blank

(Fotos: Ascom / Prefeitura de Santo Antônio do Içá)

Natal da Floresta

Com a temática voltada para a fauna e flora, além de chamar a atenção para a preservação da natureza, a Prefeitura de Santo Antônio do Içá lança nesta sexta-feira, 1° de dezembro, o ‘Natal da Floresta’.

Além de valorizar o trabalho realizado pelos artesãos indígenas com vários sinos e estrelas gigantes tecidos com palhas e espalhados pela Avenida Principal da cidade, a decoração terá uma grande árvore de natal com 20 metros que fará referência a uma ‘revoada’ de pássaros, mostrando a beleza das araras, tucanos e garças presentes nos lagos e rios da região amazônica.

Anúncio