Defesa Civil de Manaus registrou 11 ocorrências devido às chuvas na capital

Para esta quinta-feira (16), o Sipam informou que o tempo será nublado com chuva, com temperatura mínima de 24°C e máxima de 30°C

Manaus – Com o grande volume de chuva registrado na capital amazonense desde a madrugada, até às 13h desta quarta-feira (15), a Defesa Civil de Manaus registrou 11 ocorrências em diversos pontos da cidade, entre alagações, desabamento de casa e deslizamento de barranco. O órgão informou que tem trabalhado e atendido as ocorrências que são registradas pela Central 199. Não houve registro de vítimas.

Conforme a Defesa Civil, até às 13h desta quarta-feira, a pluviometria marcou uma média de 86,2 para a capital. A zona norte foi a mais atingida, com 111 milímetros, até às 8h, na região dos bairros Santa Etelvina, União da Vitória, no Parque São Pedro, localizado no bairro Campos Sales, e os demais nas proximidades. A zona centro-oeste também foi muito afetada pela chuva, tendo como registro de 111 milímetros, nos bairros Redenção, Lírio do Vale e os demais nas proximidades.

(Foto: Marcio James/Semcom)

Ainda conforme a Defesa Civil, foram registrados dois alagamentos, um na comunidade União da Vitória, bairro Tarumã, zona oeste, por conta do transbordamento de um igarapé na área, devido a uma obra. No local, as ruas 2 e 3 ficaram alagadas e chegou a invadir a casa de moradores, que relataram ter sido a primeira que isso aconteceu.

O outro caso de alagamento foi registrado no Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona leste. No Fazendinha, bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus, houve o registro de desabamento de uma casa de alvenaria. Já no bairro Santa Etelvina, também na zona norte, houve o registro de uma casa de alvenaria com risco de desabar.

Quatro desabamentos de muro foram registrados, sendo um no Conjunto Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona norte; um na comunidade Bela Vista, bairro Puraquequara, zona leste; um no bairro Raiz, zona sul; e um no Mundo Novo, no bairro Cidade Nova, zona norte da capital.

Houve, ainda, um registro de deslizamento de barranco no bairro Colônia Terra Nova, zona norte da cidade. No bairro Santa Etelvina, também na zona norte, um barranco ficou prestes a desabar, além de uma árvore que prestes a tombar sobre um muro, no bairro, Cidade de Deus, zona norte.

Defesa Civil registrou deslizamentos (Foto: Raquel Miranda/GDC)

Previsão do tempo

Conforme o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão indica manutenção de tempo chuvoso no período da noite, com melhora durante a madrugada. Para os próximos dias, a previsão é de que o tempo permaneça chuvoso. Segundo a climatologia, o valor dentro da normalidade no mês de maio, para Manaus, é de 181mm a 256mm.

Para esta quinta-feira (16), o Sipam informou que o tempo será nublado com chuva, com temperatura mínima de 24°C e máxima de 30°C. Na sexta-feira (17), o tempo permanece nublado com chuva, com o mesmo nível de temperatura previsto para quinta. Já no sábado (18), o tempo será nublado a parcialmente nublado com chuva, com temperatura mínima de 25°C e máxima de 31°C.