Defesa Civil registra 16 ocorrências durante chuva

Habitantes de áreas consideradas de risco ficaram em alerta durante a chuva que teve início na noite de segunda-feira (27) e seguiu até a manhã desta terça-feira (28)

Manaus – A chuva forte em Manaus, que teve início na noite de segunda-feira (27) e seguiu até a manhã desta terça-feira (28), causou aflição aos moradores que habitam em locais considerados área de risco. A Defesa Civil registrou, até o fechamento desta matéria, aproximadamente 16 boletins de ocorrências.

Entre as ocorrências registradas por causa da chuva estão desabamentos, aberturas de crateras e deslizamento de barranco (Foto: Layena Magalhães/Divulgação)

De acordo com o morador João de Deus, da Tv Val Paraíso, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, o chamado pela Defesa Civil é um grito de socorro.

“A nossa situação é cada vez mais difícil, as pessoas não moram mais em casa, não conseguimos mais dormir à noite, com medo de nossa casa desabar e causar algo pior. Queremos que a Defesa Civil, como um órgão competente, nos traga uma solução”, disse João.

Ainda de acordo com o morador, a visita da Defesa Civil já e um ponto positivo. “Já nos traz uma alegria e nos conforta saber que a Defesa Civil se preocupa conosco. Só o fato de estar presente, já nos traz esperança”, comentou.

A equipe de reportagem do GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (GDC) acompanhou o trabalho da Defesa Civil durante visita às casas em zona de risco. De acordo com o técnico Antônio Vieira, a função do órgão é solicitar ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

O número de emergência da Defesa Civil de Manaus é 199.

Ocorrências:

1. Desabamento de casa mista – Educandos

2. Desabamento de muro – Colônia Oliveira Machado

3. Cratera – Loteamento São Sebastião

4. Risco de desabamento de casa de madeira – Comunidade da Sharp

5. Cratera – Colina do Aleixo

6. Deslizamento de barranco – Colônia Antônio Aleixo

7. Risco de desabamento de casa de alvenaria – Zumbi dos Palmares

8. Deslizamento de barranco – Zumbi dos Palmares

9. Deslizamento de barranco – Educandos

10. Cratera – Comunidade Cidade de Deus

11. Alagação – Armando Mendes

12. Risco de desabamento de casa de madeira – São Jorge

13. Deslizamento de barranco – São Raimundo

14. Cratera – Cachoeirinha

15. Deslizamento de barranco – Jorge Teixeira

Anúncio