Deputado Roberto Cidade fala sobre as ações da CTTM, da Ale, em parceria com o Detran

Cessão de tempo deu continuidade as ações que compõem a Semana Nacional de Trânsito, que acontece desde o dia 18 deste mês em todo o País

Manaus – No Dia Nacional do Trânsito, a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade (CTTM) da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Roberto Cidade (PV), realizou, nesta quarta-feira (25), uma cessão de tempo com o presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, para dar continuidade nas ações que compõem a Semana Nacional de Trânsito, que acontece desde o dia 18 deste mês em todo o País.

Roberto Cidade ressaltou o trabalho da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade na busca pela conscientização dos motoristas e pedestres por um trânsito mais seguro (Foto: Evandro Seixas/Divulgação)

Durante seu pronunciamento, Roberto Cidade ressaltou o trabalho da comissão na busca pela conscientização dos motoristas e pedestres por um trânsito mais seguro, além de valorizar a parceria entre a Comissão e o Detran, que juntos, têm feito diversas ações de cidadania visando um trânsito seguro em todo o Estado.

“Iniciamos esta semana, em parceria com o Detran e a Comissão de Trânsito da OAB/AM, uma panfletagem para buscar a maior conscientização de motoristas, condutores de motocicleta e pedestres. E hoje, acredito que a vinda do presidente do Detran até esta Casa servirá para que juntos, possamos trabalhar na diminuição de índices de acidente de trânsito com vítima fatal em todo o Amazonas”, justificou.

Em seu discurso, Rodrigo de Sá, enalteceu o ‘Maio Amarelo’, movimento que tem crescido a cada ano e que tem combatido os acidentes e as mortes no trânsito. Ele ressaltou, ainda, as ações educativas que compõem a Semana Nacional do Trânsito, que neste ano é voltada para a atenção com o ciclista.

“Para a construção de um trânsito seguro e de qualidade, são vários fatores que podem fazer frente ao crescimento social e econômico das cidades”, disse o presidente, que lembrou também da necessidade de haver mais sinalização nas pistas. “Não adianta pavimentar as ruas sem que elas sejam entregues devidamente sinalizadas”, ressaltou.

O trabalho das blitz da Lei Seca também foi lembrado pelo diretor da pasta que fez questão de ressaltar a força que a fiscalização tem no Estado. “Não é à toa que o Detran-AM tem intensificado as fiscalizações via o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (NEOT) e tem conseguido combater de maneira positiva a presença de motoristas que insistem em fazer a combinação entre álcool e direção”, pontuou.

Palestras

Nesta quinta-feira, o auditório Senador João Bosco receberá quatro palestrantes para dar continuidade a programação da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade. A partir das 13h30, Raniery Mendonça, especialista em trânsito e coordenador do Movimento Maio Amarelo, falará sobre o Código Nacional de Trânsito e suas principais mudanças.

Às 14h30, a palestra ‘Crimes cometidos na direção de veículos automotores’ será ministrada pelo palestrante doutor Christian Araújo. O presidente da Comissão de Trânsito da OAB, Marcos Cunha, falará sobre legislação urbanística. Já o engenheiro e coordenador geral da Associação Ciclística Pedala Manaus, Paulo Aguiar, abordará ‘Leis de trânsito para pedestres e ciclistas’.

Anúncio