Desabastecimento prejudica comerciantes e Águas de Manaus é notificada

O desabastecimento começou na quinta-feira (30) e persistiu por quatro dias consecutivos, o que teria ocasionado prejuízos, sobretudo aos estabelecimentos do segmento estético e de alimentação

Manaus – A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) deu um prazo de cinco dias úteis para que a concessionária Águas de Manaus informe os motivos que ocasionaram o desabastecimento de água para os moradores e comerciantes do bairro Nossa Senhora das Graças, na zona centro-sul da capital.

Águas de Manaus informou inicialmente a ocorrência de dois vazamentos nas imediações da Avenida Constantino Nery (Foto: Divulgação/Ageman)

O caso chegou ao conhecimento da Ouvidoria da Ageman, por meio da Associação que representa os comerciantes do bairro Nossa Senhora das Graças. Conforme a reclamação, o desabastecimento começou na quinta-feira (30) e persistiu por quatro dias consecutivos, o que teria ocasionado prejuízos, sobretudo aos estabelecimentos do segmento estético e de alimentação.

A Ageman chegou a acionar a concessionária, que informou inicialmente a ocorrência de dois vazamentos nas imediações da Avenida Constantino Nery. O problema foi corrigido na sexta-feira (31), mas mesmo após o conserto, a falta d’água continuou até segunda-feira (3).

Caso a empresa não atenda à notificação da Agência de Regulação estará sujeita à aplicação de sanções administrativas, nos termos previstos no Contrato de Prestação de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Município.

Reclamações e denúncias envolvendo os serviços públicos de água, esgoto, iluminação pública, transporte coletivo e estacionamento rotativo Zona Azul podem ser registradas pelo 0800-092-3511, presencialmente no Shopping Phelipe Daou, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou ainda pelo site da Ageman.

Nota

Em nota, a Águas de Manaus informa que devido as obras de implantação de um novo sistema viário, duas manutenções emergenciais aconteceram ao longo do final de semana em tubulações, na Avenida Constantino Nery. Isso ocasionou falta d’água no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona centro-sul de Manaus. A primeira manutenção começou no dia 30. Por conta da complexidade da ocorrência, os trabalhos duraram mais de 24 horas e só foram finalizados no dia 31, por volta de 18h. O abastecimento de água tratada no bairro foi normalizado às 22h do mesmo dia.

Na noite de sábado (1º), o sistema precisou ser manobrado, novamente, para uma outra manutenção nas tubulações da Constantino Nery. Os trabalhos foram finalizados na manhã do dia 2e o abastecimento foi sendo normalizado gradativamente ao longo do dia. A própria Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), esteve no local acompanhando os reparos. A Águas de Manaus reforça que responderá formalmente a notificação da agência dentro do prazo previsto.

***Matéria atualizada no dia 5 de junho, às 9h06, para acréscimo de informação