Desfile de 5 de Setembro reúne cerca de 20 mil pessoas, no Sambódromo

Segundo a Secretaria de Estado de Educação, 15 mil alunos participaram do evento

Manaus – Cerca de 15 mil alunos desfilaram em comemoração a Elevação do Amazonas à Categoria de Província nesta quinta-feira (5), no Sambódromo, zona centro-oeste da cidade. A data marca o desmembramento do antigo Distrito de São José do Rio Negro, e da Província do Grão-Pará, em 1850. O desfile iniciou, pontualmente, às 17h.

As corporações do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e da Polícia Militar também participaram do desfile (Foto: Divulgação)

O evento reuniu autoridades, como o governador do Estado, Wilson Lima; o secretário de Educação, Luiz Fabian; o comandante geral da Polícia Militar, Lázaro Ramos; e o comandante do Corpo de Bombeiros, Daniziu Valente, além da comunidade escolar para celebrar a Semana da Pátria e do Amazonas, em alusão à histórica Independência do Brasil e a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, quando aconteceu a independência do Estado de seu vizinho, o Pará.

O desfile também contou com a apresentação de militares, como as corporações do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e da Polícia Militar. Estiveram presentes ainda integrantes do Abrigo Moacyr Alves e da banda fanfarra do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Segundo informações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), um público de aproximadamente 20 mil pessoas ocupou as arquibancadas do Sambódromo para assistir aos mais de 15 mil alunos, que desfilaram acompanhados pela fanfarra da Polícia Militar e as fanfarras das próprias escolas.

O trânsito precisou ser modificado nas principais vias do entorno do Sambódromo. A Avenida Constantino Nery, Avenida Pedro Teixeira e Alameda do Samba foram interditadas por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

Anúncio