Desfile de 5 de Setembro reúne cerca de 20 mil pessoas, no Sambódromo

Estudantes, famílias e autoridades se reuniram, no fim da tarde desta terça-feira, para acompanhar o desfile cívico, que comemora o Dia da Elevação do Amazonas à categoria de Província

Desfile comemora o Dia da Elevação do Amazonas à categoria de Província (Foto: Reinaldo Okita)

Manaus – O tradicional desfile cívico do 5 de Setembro iniciou, pontualmente, às 17h desta terça-feira, no Sambódromo, localizado na zona centro-oeste de Manaus, e deve ir até as 19h. onde os alunos representando as 850 turmas da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (Seduc) exerceram seu patriotismo.

O evento reúne autoridades e comunidade escolar para celebrar a Semana da Pátria e do Amazonas, em alusão à histórica independência do Brasil e a elevação do Amazonas à categoria de província, quando aconteceu independência do Estado de seu vizinho, o Pará.

No palanque de autoridades estão presentes o governador David Almeida, o secretário de Educação Aroni Bentes e o comandante geral da Polícia Militar (PM) Coronel David Brandão.

Segundo informações da Seduc, um público de, aproximadamente, 20 mil pessoas ocuparam as arquibancadas do Sambódromo para assistir os mais de 10 mil alunos, que desfilam acompanhados pela fanfarra da Polícia Militar e as fanfarras das próprias escolas.

Jovens do Abrigo Moacyr Alves participam da celebração (Foto: Reinaldo Okita)

Dentre essas, destacam-se a apresentação das oito colégios militares da Polícia Militar (CMPM), onde os alunos desfilaram com os trajes dos comandos da instituição policial tais como COI, Comando de Policiamento Ambiental, Ronda Ostentiva Cândido Mariano (Rocam), Choque, entre outros. Acompanhados da fanfarras os alunos se apresentaram para as autoridades repetindo o lema “disciplina, honra e educação”.

Dentre os 10 pelotões apresentados, estavam presentes representantes docentes e discentes das 36 escolas e coordenadorias distritais da Seduc, responsáveis pelos aproximadamente 30 mil alunos matriculados pelo órgão.

Iniciativas como o PROERD (Programa de Resistência contra drogas e violência), Abrigo Moacyr Alve, IFAM, Apae e Desbravadores da Igreja Adventista também participaram do desfile.

Confira imagens do desfile:

Cerca de 20 mil pessoas acompanham o desfile, em Manaus (Foto: Reinaldo Okita)

Estudantes de escolas da capital participam do desfileDesfile comemora o Dia da Elevação do Amazonas à categoria de Província (Foto: Reinaldo Okita)

Famílias acompanham a celebração Desfile comemora o Dia da Elevação do Amazonas à categoria de Província (Foto: Reinaldo Okita)

Alunos de colégios da PM participam de desfile cívico (Foto: Reinaldo Okita)

 Mais de 10 mil alunos desfilaram no Sambódromo (Foto: Reinaldo Okita)

Anúncio