Detran-AM reabre ao público com capacidade de atendimento reduzida

O horário de atendimento no órgão foi ampliado até as 15h, de segunda a sexta-feira

Manaus – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) reiniciou nesta segunda-feira (8) seu atendimento presencial com agendamento. Neste retorno, o órgão precisou reduzir sua capacidade de atendimento em aproximadamente 60%, e por isso ampliou o horário de atendimento até as 15h, de segunda a sexta-feira. Por conta disso, os agendamentos de junho e julho já se esgotaram, podendo ser abertas vagas caso as pessoas que agendaram para renovar a CNH ou pegar o CRLV optem pelo serviço on-line.

O acesso ao órgão também só está permitido para pessoas agendadas. Antes da entrada, a temperatura do usuário é aferida e ele é convidado a higienizar a mão com álcool em gel.

Antes da entrada no prédio do Detran-AM, a temperatura do usuário é aferida e ele é convidado a higienizar a mão com álcool em gel (Foto: Michel Melo/Secom/Divulgação)

Já os postos do Detran nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) ainda permanecem fechados.

Cerca de 850 pessoas comparecerem na sede do órgão nesta segunda-feira (8). Esse número era para ser maior, porém, muitas pessoas agendadas descobriram, ainda na semana passada, que poderiam fazer alguns serviços pela internet e acabaram não indo ao Detran.

Entre os dias 1º e 5 de junho foram emitidos 9 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) eletrônicos impressos em papel comum. Depois de divulgado que esse seria o mesmo formato do documento entregue na sede do Detran-AM, muitas pessoas optaram por fazê-lo em casa.

A renovação simplificada da CNH também foi bastante procurada de maneira on-line. Ao todo, 1.155 pessoas optaram por renovar o documento sem precisar agendar o serviço. A renovação simplificada está disponível para aqueles usuários que renovaram pela última vez o documento nos últimos seis anos. Essas pessoas precisam apenas entrar no site de serviços do Detran-AM (digital.detran.am.gov.br), pagar a taxa, agendar com a clínica e depois marcar para pegar o documento ou, se preferir, emiti-lo de maneira eletrônica pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Sete dias

Para saber se houve o trânsito de pessoas com o novo coronavírus nos locais de atendimento do órgão, o Detran-AM colocou um questionário em seu robô de atendimento (chatbot). Ele vai funcionar da seguinte maneira: sete dias após o atendimento no órgão, o usuário receberá uma mensagem para informar se teve sintomas ou foi diagnosticado com a Covid-19.

Essas informações permitirão ao órgão ter um controle das pessoas infectadas com os servidores. Caso não seja identificada a circulação da doença, a direção do Detran-AM poderá adotar medidas para ampliar um pouco mais a oferta de serviços ao público.

Anúncio