Dia da Amazônia será celebrado com ações em Manaus

A coleta de resíduos sólidos e plantio de mudas serão realizados a fim de auxiliar na recuperação ds igarapés e áreas próximas ao Tarumã e também haverá lançamento de projeto

Manaus – O dia 5 de setembro, além de celebrar a elevação do Amazonas à Categoria de Província, também reverencia um bioma fundamental para o equilíbrio climático do planeta: a Amazônia. A data será comemorada com ações de limpeza em igarapés no Tarumã-Açu.

Uma das ações serão coordenadas pela Associação Parque Mosaico, Mixcon Incorporadora, DPC Empreendimentos, Instituto Soka e demais parceiros que promoverão ações educativas e de preservação para despertar a consciência ambiental em moradores das comunidades às margens do Igarapé do Gigante. O igarapé é um dos remanescentes do processo de ocupação territorial. No Parque Mosaico, muitas nascentes com 730 mil metros quadrados de área verde foram preservadas. Mas em grande parte do igarapé fora do parque, a poluição afetou o curso d’água.

Em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (Fas), o grupo Remada Ambiental realizará coleta de resíduos sólidos e educação ambiental, nesta sábado (4), no período de 8h às 11h. A saída acontecerá na Marina do Davi. Os remadores percorrerão parte da orla do igarapé do Gigante, que possui 7,5 km de extensão e corta os bairros Ponta Negra, Tarumã, Lírio do Vale, Parque Mosaico, Planalto e Redenção. A programação inclui também uma ação de arborização com açaizeiros na Praça das Flores, situada no conjunto Jardim Versalles.

Coca-cola

Também em parceria com a Fas, a empresa Coca-Cola Brasil vai lançar, neste sábado (4), projeto ‘Plástico Zero nos Igarapés de Manaus’ que visa contribuir com a redução dos resíduos plásticos que chegam aos cursos d’água da capital amazonense. O lançamento será com uma ação de limpeza no igarapé Tarumã-Açu, na zona oeste de Manaus.

O primeiro mutirão marcará o Dia da Amazônia, celebrado no domingo (5); outros dois serão realizados até o final do ano.

A retirada dos resíduos é apenas uma das frentes do projeto, que também envolve o mapeamento de soluções inovadoras para garantir o melhor aproveitamento do material coletado e ações de educação ambiental da população que vive nas áreas mais atingidas pela poluição. Na frente de água, a Coca-Cola Brasil também está apoiando a FAS na realização de estudos sobre segurança hídrica e a regulamentação do Pagamento por Serviços Ambientais, instrumento econômico que estimula o uso sustentável de recursos naturais na região. A ideia é que o lançamento estimule o debate sobre o tema na sociedade e ajude na elaboração de políticas públicas.

Anúncio