Dia de Cooperar será celebrado com oferta de serviços, na Arena da Amazônia

Cooperativas e parceiros se reúnem para levar ações de cidadania a mais de 17 mil pessoas, neste sábado (30). O encontro acontece de 8h às 12h

Manaus – As cooperativas amazonenses estão mobilizadas para realizar a celebração do movimento Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, em mais um ano. Neste sábado (30), cooperativistas, parceiros e voluntários se juntam à equipe do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (Sescoop/AM) para levar à população, serviços de saúde, educação, cidadania e muitas outras atividades gratuitas. O encontro será na Arena da Amazônia, de 8h às 12h.

Dia de Cooperar será celebrado com oferta de serviços, na Arena da Amazônia, neste sábado (Foto: Ingrid Anne/Divulgação)

A partir de um planejamento do Sistema COM/AM e um grande número de instituições parceiras, diversos profissionais voluntários vão oferecer serviços como atendimentos médicos, vacinação, testes de HIV com apoio psicológico, exames diversos. Além desses, o encontro também vai fornecer palestras, emissão de documentos, cortes de cabelo, oficinas de artesanato, dentre outros.

Para o presidente do Sistema OCB/AM, José Merched Chaar, o desafio do Dia de Cooperar é o de estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades. “Ao colocar em prática o princípio cooperativista do Interesse pela Comunidade, nós nos empenhamos em melhorar a vida de todos aqueles que estão ao nosso redor”, declara José Merched Chaar, presidente do Sistema OCB/AM.

As cooperativas Unimed Manaus, Uniodonto Manaus, Sicoob Manaus, FecootramCoopsebram, Golfinho, Unimev, Coopamart, Coocpone, Coopsegap e Cooprozevam, filiadas e parceiras tradicionais estarão participando e contribuindo para esta grande causa cooperativista.

Dia C

O Dia C é um grande movimento nacional de estímulo à realização de iniciativas voluntárias, contínuas, transformadoras e efetivas, em todos os municípios brasileiros. A meta deste ano é beneficiar mais de um milhão de pessoas e contribuir ainda mais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

São parceiros a Prefeitura de Manaus, através de serviços prestados pelas secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans); o Governo do Estado do Amazonas, através das Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer, Saúde Trabalho, de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, polícias Civil e Militar do Estado. Além do apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Centro de Diagnóstico Oftalmológico da Amazônia (Cedoa); dentre outros.