‘Dia Único’ estimula o envelhecimento ativo e saudável

Evento foi realizado nesta sexta-feira (4), na Assinpa, e ofereceu para os idosos participantes serviços de corte de cabelo, manicure e atividades físicas

Manaus – Para incentivar o bem-estar físico, mental e social entre a população idosa, a Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira (4) o ‘Dia Único para o envelhecimento saudável’, voltado para os idosos dos Distritos de Saúde (Disa), Leste e Sul do município. O evento aconteceu na sede da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Assinpa), localizada na Avenida da Lua, conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona sul.

A programação ofereceu atividades de socialização, lazer e entretenimento para os participantes (Foto: José Nildo/Semsa/Divulgação)

“A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto tem priorizado a população idosa de Manaus, com uma série de políticas públicas voltadas à garantia da saúde, do bem-estar e de todos os direitos dos idosos nas mais diversas áreas”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reuniu mais de 400 membros de grupos da terceira idade, e a programação ofereceu atividades de socialização, lazer e entretenimento para os participantes.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, enfermeira Maria Eliny Rocha, o objetivo é mostrar aos idosos que é possível um envelhecimento saudável e ativo. “Momentos como esse estimulam o idoso à promoção do autocuidado e a entender que ficar em casa é comprometedor para a saúde dele. Reforça a importância dele interagir e conviver com as outras pessoas”, ressaltou.

Aos participantes foram oferecidos serviços de corte de cabelo, manicure, aula de zumba, banho de piscina, vendas de produtos artesanais e atividades físicas.

Para o aposentado Antônio Lima Barbosa, 81, membro do Núcleo da Terceira Idade Amor, Luz, Caridade e União, esses são momentos únicos na vida dos idosos, e que os ajudam a viver bem e com alegria. “Todos os anos estou presente nesse evento porque sei da importância de estar sempre em contato com outras pessoas para ter uma melhor qualidade de vida”, contou.