Duas toneladas de pescado ilegal são apreendidas em embarcação no Porto de Manaus

Responsável pela carga apresentou documentos falsos para transporte e comercialização do pescado no período de defeso

Manaus – Duas toneladas de pescado ilegal foram apreendidas em uma embarcação na manhã deste domingo (27) no Porto do Manaus. Os peixes, da espécies Tambaqui e Pirarucu, são provenientes do município de Tefé, há 523 quilômetros de Manaus.

(Foto: Carlos Nascimento)

O próprio dono da embarcação denunciou o pescado ilegal ao desconfiar da irregularidade. À reportagem, o dono da embarcação não quis se identificar, mas informou que o responsável pelo pescado embarcou em Tefé e teria apresentado, uma documentação alegando ser a permissão do Ibama para transporte e comercialização do pescado no período de defeso.

Entretanto, ao chegar em Manaus o dono da embarcação ligou para o Disk Denúncia da Polícia Militar e informou a suspeita de pescado ilegal. Uma equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental foi ao local e constatou que a documentação apresentada pelo suspeito era falsa.

Segundo o tenente Elinaldo Cordovil, as fiscalizações nas embarcações são rotineiras e destaca que a colaboração dos donos das embarcações é de fundamental importância, como nesse caso.

O responsável pelo pescado foi autuado em flagrante e conduzido ao 1° Distrito Integrado de Polícia. Ele vai responder por falsificação de documento e comercialização de pescado no período de defeso. O pescado apreendido será doado a três instituições de caridade de Manaus.

Veja o vídeo:

Anúncio