Durante chuva desta segunda, é registrado o maior volume de água do ano para um único dia

Setenta e duas ocorrências foram registradas pela Defesa Civil

Manaus – Nesta segunda-feira (23) foram registrados 156 mm de chuva, o maior volume do ano para um único dia. A Defesa Civil do Amazonas registrou 72 ocorrências.

No Beco Santa Terezinha, no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, duas casas desabaram completamente e pelo menos quatro casas estão em risco de desabamento.

(Foto: Carlos Nascimento/GDC)

Morador dessa área há mais de 20 anos, o agente de portaria Sebastião dos Santos teve parte de sua casa destruída por conta da forte chuva. Ele mora com a esposa e mais quatro filhos no Beco Santa Terezinha.

“Pela manhã, eu ouvi os ‘estalos’ na cozinha. Corri para ver e o banheiro já estava cedendo. Os vizinhos me ajudaram e, por causa deles, conseguimos soltar os cômodos, porque o banheiro estava desmoronando e puxando a cozinha. Agora, estamos sem abrigo. Consegui ajuda temporária com o pessoal da igreja para colocar algumas coisas que sobraram”, disse o morador.

Em vídeo divulgado por uma moradora da região, é possível ver o momento exato em que a casa dela desmorona e é levada pelo igarapé.

A equipe da Defesa Civil do Amazonas esteve no local para catalogar as casas que sofreram desabamento e as que estão em situação de risco.

De acordo com um representante da Defesa Civil do Amazonas, o valor do auxílio aluguel é de R$ 300 e o prazo para o início do recebimento é de 15 dias.

“Até o momento já avaliamos quatro casas e vamos continuar com as avaliações pela localidade para verificar a situação. Duas casas desabaram totalmente e outras duas estão com risco muito alto de desabamento, e o morador tem que sair. As demais casas, nós também vamos avaliar a situação”, disse o representante.

Anúncio