Entenda o fenômeno do céu colorido em Manaus da tarde desta quarta-feira; veja vídeo

No fim da tarde, durante o pôr do Sol, o fenômeno fez com que as redes sociais ficassem inundadas de belas imagens do ocorrido

Manaus – Manaus termina a tarde desta quarta-feira (24) com um pôr do Sol que deixou os moradores da cidade admirados. Ao cair da tarde, nas redes sociais, imagens eram registardes e compartilhadas e muitos comentários sobre o céu viralizaram na Web.

Moradores de várias partes de Manaus compartilharam desse acontecimento. O Twitter foi uma das redes sociais mais usadas para compartilhar o fenômeno. Veja as imagens:

 

O fenômeno 

De acordo com especialistas, durante os períodos em que a luz solar vem de cima, por volta do meio-dia, os raios de luz não alteram o céu; entretanto, durante o nascer e o pôr do Sol, a luz emanada percorre uma distância muito maior pela atmosfera.

E pelo ângulo em que o Sol se encontra, os raios devem atravessar uma grande quantidade de nuvens e partículas de poluição. É aí que a “mágica” acontece e a refração da luz resulta em cores no céu.

Explicação científica

Conforme explica a meteorologista Joselia Pegorim, do Instituto Climatempo, o céu em várias das grandes cidades brasileiras tem estado com uma coloração esbranquiçada durante o dia, e isso nada mais é do que uma intensa camada de nuvens médias e altas, com os raios solares não conseguindo ultrapassar demais essa barreira. Eis que, quando o Sol começa a se pôr, chegando à linha do horizonte, seus raios são refletidos na parte de baixo dessas nuvens. E com uma concentração de raios acima do habitual ali, as cores do pôr do Sol ficam mais intensas.

“Com o Sol já baixando no horizonte, os raios solares chegavam bem inclinados atravessando uma camada maior da atmosfera, onde se concentra a camada de poluentes. O lado ‘bom’ é esta interação com os raios solares que geram essas cores surpreendentes no céu”, explicou Joselia.