Equipamentos destinados à PCDs são entregues em Policlínica de Manaus

A iniciativa visa reduzir o tempo de espera dos pacientes que procuram por cadeiras de rodas e de banho

Manaus – Cerca de 40 equipamentos, como cadeiras de rodas e de banho foram entregues, nesta sexta-feira (24),, para Pessoas com Deficiência (PCDs), na Policlínica Codajás. A iniciativa visa reduzir o tempo de espera dos pacientes que procuram por esses equipamentos no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).

(Foto: Islania Lima / SES-AM)

O CER IV recebe recursos do Governo Federal para atender pessoas com deficiência. Até 2019, mais de 3.000 pessoas aguardavam na fila por equipamentos, como cadeiras de rodas, órteses e próteses. Com o apoio do Governo do Estado, foi feito um planejamento para reduzir essa espera ao longo dos últimos anos e agora comemora a diminuição, que chega a sete dias no caso de cadeiras de rodas e de banho, por exemplo.

Ezequiel Siqueira, 14, foi um dos jovens contemplados com um carrinho especial, entregue ao pai Alex Siqueira, que contou sobre a satisfação do recebimento do equipamento, para melhoria de vida da família.

“Nosso menino recebeu há uns anos, uma cadeira e está já estava em péssimo estado pelos anos de uso, foi quando nossa neurologista recomendou virmos aqui e em pouco tempo estamos recebendo a cadeira. O sentimento é de gratidão e também de liberdade, pois vamos poder passear, levar ele ao médico com mais comodidade, bem como tirar ele mais da cama”, afirmou o pai.

Semanalmente, uma média de 36 usuários solicitam equipamentos que auxiliam a locomoção, próteses e órteses. Destes, os que solicitam andador, bengala, muleta, cadeiras de rodas e banho são agendadas para as entregas conforme cronograma que vem ocorrendo quinzenalmente por equipe multiprofissional qualificada.

blank

(Foto: Islania Lima / SES-AM)

Além disso, cadeiras especiais também estão disponíveis e vêm sendo agendadas às quintas e sextas-feiras para entrega individualizada devido à necessidade de ajustes e adequações.

A fisioterapeuta e coordenadora do CER, Adriana Azevedo, explica que uma das maiores dificuldades enfrentadas é o contato telefônico. “Muitos trocam de telefone, perdem o contato ou são roubados e não recuperam o número, então isso dificulta nosso contato, para podermos agendar a entrega. Se de repente tiver algum usuário que ainda não recebeu o equipamento, com demora acima de 30 dias, aconselhamos comparecer na coordenação do CER para verificarmos a posição do seu processo”, pontuou a fisioterapeuta.

Treinamentos
No mês de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Policlínica Codajás realizaram um treinamento de qualificação aos profissionais da rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, para prescrição de cadeiras de rodas e banho, com o intuito de descentralizar e qualificar serviços para prescrição adequada. Em breve, outros CER também poderão cadastrar na fila única do estado pacientes que necessitam de cadeiras de rodas.

O diretor geral da Policlínica Codajás, fisioterapeuta Ráiner Figueiredo destaca que o momento é de comemoração e de continuação com metas positivas na saúde. “Ver que conseguimos alcançar esse feito é muito especial e todo trabalho é um esforço conjunto do Governo Federal, Governo do Amazonas, Saúde e equipe da unidade, que foram fundamentais. Com mais rapidez, agora nossos usuários têm a oportunidade de receber um equipamento de qualidade, confortável e que com certeza melhora a vida não somente da pessoa com deficiência, mas de toda família”, finalizou.

Novas solicitações
Para novas solicitações de equipamentos para PCD, o usuário do Sus pode procurar a recepção do CER, na Policlínica Codajás, localizada na Av. Codajás, n.º 26, bairro Cachoeirinha, munidos de avaliação conforme as normas do Ministério da Saúde, levando os seguintes documentos do paciente e do responsável (cópia e original), RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e Solicitação médica com CID conforme tabela SUS (SIGTAP).

Anúncio