Equipes usam rapel para trabalhar em barranco gigante no bairro São Raimundo

A obra é de grande importância por se tratar de uma via com movimento, onde residem muitas famílias

Manaus – Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) utilizam o rapel como única maneira eficaz para executar a concretagem de um grande talude com 70 metros de comprimento à margem do Rio Negro, no beco Darci Azambujano bairro São Raimundo, zona oeste.

A obra é de grande importância por se tratar de uma via com movimento, onde residem muitas famílias, e funciona a tradicional ‘Peixaria do Joca’, como é popularmente conhecida.

Os serviços contaram com cerca de 154 mil sacos de cimentos, utilizados na contenção do rip-rap, levantando o muro de arrimo, e toda a concretagem está sendo realizada na forma de rapel, técnica usada em áreas muito íngremes e sem acesso por terra, mas ainda assim, os serviços são um pouco mais complexos, por conta da acessibilidade, e o transporte dos equipamentos pesados é feito por meio da balsa, com o objetivo de garantir a qualidade na hora da entrega.

As obras foram iniciadas no começo do mês de abril, por conta do rompimento da rede de drenagem, provocando uma grande erosão do talude, colocando muitas pessoas que vivem no entorno em risco, e segue um cronograma acelerado, para que seja concluída no menor tempo possível.

De acordo com o fiscal da obra, engenheiro Igor Mendes, as equipes da Seminf, atuaram de forma emergencial, para realizar a contenção do talude com o rip-rap, implantando uma nova rede de drenagem.

Anúncio