Escola oferece cursos gratuitos de tecnologia para crianças e adolescentes de baixa renda

Oficinas de games, criação de aplicativos e robótica fazem parte de uma parceria entre a Escola de Robótica Manaós Tech for Kids e a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação

Manaus – Crianças e adolescentes da faixa etária de 6 a 16 anos, de baixa renda, terão a oportunidade de aprender sobre games, criação de aplicativos e robótica em oficinas totalmente gratuitas. É que a Escola de Robótica Manaós Tech for Kids firmou um Acordo de Cooperação Técnica na manhã desta terça-feira (7), com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

O Acordo de Cooperação Técnica entre a Escola de Robótica Manaós Tech for Kids e a Semtepi para a realização das oficinas foi firmado na manhã desta terça-feira (7) (Foto: Divulgação)

O acordo tem como objetivo a democratização do acesso à tecnologia para crianças e adolescentes que não têm condições de pagar por cursos voltados para a área de tecnologia e inovação.

“Enxergamos essa parceria como mais uma excelente oportunidade para que possamos mostrar o nosso potencial como Escola de Educação Tecnológica, além de poder contribuir para uma futura formação dessa garotada”, ressaltou o diretor da Escola, Luiz Garcia Júnior.

Cada oficina terá a duração de três horas. As atividades fazem parte do projeto ‘Aprendendo Profissões, Empreendendo o Futuro 4.0’, lançado no final de 2018 pela Semtepi e composto por cursos voltados para a Indústria 4.0. As oficinas também fazem parte da colônia de férias de inovação da Semtepi, que é direcionada ao público infanto-juvenil.

“Nós da Prefeitura de Manaus, por meio da Semtepi, temos a satisfação de agradecer a escola Manaós Tech pela oferta de 60 vagas para as crianças e adolescentes. Esses cursos são de fundamental importância porque vão aguçar a curiosidade de nossas crianças para a linguagem de programação, que é a linguagem do futuro, a linguagem da Indústria 4.0. São os nossos profissionais do futuro sendo trabalhados hoje pela Manaós Tech e pela Prefeitura de Manaus nessa parceria exitosa”, destacou o titular da Semtepi, Marco Pessoa.

Em relação ao Acordo de Cooperação Técnica com a Manaós Tech, no total, serão 60 vagas distribuídas em:

Robótica (15 vagas)
Período de realização – 15/1, das 14h às 17h
Local – Instituto Batista Ida Nelson (Avenida Umberto Calderaro Filho, 447, Adrianópolis)

Coder (15 vagas)
Período de realização – 20/1, das 14h às 17h
Local – Instituto Batista Ida Nelson (Avenida Umberto Calderaro Filho, 447, Adrianópolis)

Gamer (15 vagas)
Período de realização – 22/1, das 14h às 17h
Local – Instituto Batista Ida Nelson (Avenida Umberto Calderaro Filho, 447, Adrianópolis)

Coder (15 vagas)
Período de realização – 24/1, das 14h às 17h
Local – Instituto Batista Ida Nelson (Avenida Umberto Calderaro Filho, 447, Adrianópolis)

Inscrições
Para participar, os pais e responsáveis poderão fazer as inscrições presencialmente no Escritório do Empreendedor, localizado na sede da Semtepi, Rua Rio Jamary, 77, conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul, nos próximos dias 9 e 10 (quinta e sexta-feira), respectivamente, no horário de 8h às 12h, com a ficha técnica de inscrição e a declaração de renda (disponíveis no Edital 001/2020 no site da Semtepi) devidamente preenchidos.

De acordo com a Semtepi, no ato da inscrição, o candidato poderá optar por até duas atividades. Mas é importante frisar que a inscrição não garante ao candidato a participação na colônia de férias.

A divulgação com o resultado dos aprovados nas oficinas será feita no sábado (11), a partir das 17h, no site da Semtepi (https://semtepi.manaus.am.gov.br/). Os selecionados deverão levar documentação solicitada no edital: RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade (original e cópia) no primeiro dia de aula do curso em que foram aprovados.