Escolas da rede municipal retomam aulas presenciais nesta segunda, em Manaus

As escolas que não estiverem adequadas não devem iniciar das aulas presenciais nesta segunda, que deve ocorrer em 390 unidades educacionais, com 196.471 alunos

Manaus – A Prefeitura de Manaus retoma nesta segunda-feira (23) as aulas presenciais nas unidades de ensino, após um ano e meio sem a presença de alunos no ambiente escolar. O retorno tem respaldo dos órgãos de saúde e foi discutido pelos profissionais da Educação, a fim de garantir a segurança de todos, alinhada ao ensino de qualidade e alimentação saudável.

As escolas que não estiverem adequadas não devem iniciar das aulas presenciais nesta segunda, que deve ocorrer em 390 unidades educacionais, com 196.471 alunos. Outras 29 escolas continuam no sistema híbrido (com 27.548 alunos), e as demais 88 não retornam, permanecendo com ensino remoto (com 27.834 alunos).

A edição nº 5.167 do Diário Oficial do Município (DOM), da última sexta-feira (20), traz o decreto nº 5.126/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, que ampara o retorno das atividades presenciais, no âmbito da rede municipal de ensino.

O retorno tem respaldo dos órgãos de saúde e foi discutido pelos profissionais da Educação (Foto: Altemar Alcântara / Semcom)

Segurança

Para garantir o retorno seguro às aulas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmou uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, lançando o programa “Wash”, que vai beneficiar unidades de ensino localizadas em áreas de vulnerabilidade social, com material higiênico e educativo para auxiliar no combate e prevenção à Covid-19, conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que determina o distanciamento entre os alunos, o uso de máscaras e constante higienização.

Vacinação

Aproximadamente 15 mil trabalhadores da rede municipal de ensino tomaram a primeira dose da vacinação contra o novo coronavírus, e mais de 4,2 mil receberam a segunda dose do imunizante.

Monitoramento

A Semed criou um comitê intersetorial, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que monitora, entre outras coisas, o número atual de infectados e o índice de propagação do vírus em cada zona da cidade. O grupo de trabalho, dividido em seis eixos (Pessoal, Controle Epidemiológico, Comunicação, Infraestrutura, Logística, Tecnologia e Pedagógico), realiza estudos para adequação das unidades de ensino, com a aplicação de cartazes e adesivos com informações sobre o distanciamento social e de prevenção à Covid-19. Profissionais e alunos que testarem positivo serão afastados das atividades presenciais.

De acordo com as Diretrizes Técnico-Pedagógicas para atendimento presencial e remoto da Semed, os estudantes amparados por atestados/laudos médicos ou decisões judiciais, para não retornarem às atividades escolares presenciais, serão atendidos por meio de Planos de Estudos Individuais (PEIs).

Anúncio