Estudantes do Ensino Médio buscam vaga em universidade por meio do SIS 2019

Exame aconteceu nesta terça-feira (29), na capital e nos 61 municípios do Amazonas; foi registrado um total de 2.533 ausentes

Manaus – Alunos do Ensino Médio entraram na disputa por uma das 1.150 vagas ofertadas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para o próximo ano. Com um total de 40.261 inscritos, o Sistema de Ingresso Seriado 2019 da UEA (SIS) foi realizado nesta terça-feira (29), na capital e nos 61 municípios do Amazonas.

A lista com os nomes dos aprovados e o edital de matrícula estará disponível no dia 17 de dezembro (Foto: Divulgação)

A organização registrou um total de 2.533 ausentes no SIS, ou seja, 6,22% do total de inscritos em Manaus e no interior. O gabarito do SIS 2019 será divulgado nesta quarta-feira (30), no portal da UEA (www.uea.edu.br), a partir das 20h. A lista com os nomes dos aprovados e o edital de matrícula estará disponível no dia 17 de dezembro.

Na capital, o clima nas escolas onde foram realizadas as provas era de tranquilidade, confiança e também de ansiedade por parte dos estudantes que iniciaram o processo neste ano. Todos os portões abriram pontualmente às 12h e fecharam às 12h50, dez minutos antes do início do exame.

Planejando cursar Engenharia da Computação daqui a três anos, o estudante Marcelo Henrique Teixeira, afirmou que passou os últimos meses debruçado em cima dos livros para conseguir uma nota alta no primeiro ano de SIS. Apesar do grande nervosismo, ele garantiu que nada atrapalharia o bom desempenho na prova, uma vez que também trabalhou essa questão durante o preparo para o exame. “Eu estudei bastante e revisei muitos assuntos. A boa estrutura e a assistência da minha escola também foram fundamentais neste processo. Acredito que toda minha dedicação valerá a pena”, disse.

Oportunidade

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, enfatizou que o SIS proporciona aos estudantes uma imensa oportunidade de ingresso na UEA e pontuou que é muito mais saudável fazer durante três anos um exame para entrar na universidade.

“O SIS é facultado para todos os estudantes de rede de ensino privado ou público, e essa forma de ingresso possibilita a fazer provas com o conteúdo do ano que está estudando durante o Ensino Médio, tanto no primeiro quanto segundo e terceiro ano. O resultado do somatório dessas notas é que garantirá a vaga do estudante na UEA”, finalizou.

Anúncio