Manaus –A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) sedia, até quinta-feira (3), quatro simpósios e conferências de tecnologia da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da International Federation for Information Processing (Ifip). Promovidos pela primeira vez na região Norte, os maiores eventos das áreas de games e computação, nos cenários nacional e internacional, abrem as portas de indústrias bilionárias para o Amazonas.
Além do 23º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), principal evento do segmento do país, estão ocorrendo na EST/UEA o 26º Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR), a 37ª Conferência sobre Gráficos, Padrões e Imagens (Sibgrapi) e a 23ª Conferência Internacional sobre Computação de Entretenimento (Icec). As inscrições ainda podem ser feitas em sbgames.org/sbgames2024.
Na cerimônia de abertura oficial, na terça-feira (1º/10), o diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, afirmou que a realização de eventos desse porte coloca Manaus na rota da indústria mundial de jogos eletrônicos, um mercado que gerou US$ 183,9 bilhões em 2023. Para ele, os games não geram só entretenimento, mas representam a possibilidade da geração de emprego com a qualificação da mão de obra local.
“Diante do cenário de expansão do mercado bilionário de games, dentro e fora do Brasil, na economia e na cultura contemporânea, sediar esses quatro eventos está em perfeita sintonia com a missão da EST/UEA: educar e formar o melhor capital humano do estado para as demandas do futuro, fomentando a geração de emprego e renda. Portanto, estamos confiantes de que será um divisor de águas não só para a comunidade acadêmica, mas para a nossa região como um todo”, frisou.
Representando na ocasião o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, o pró-reitor de Administração, Prof. Dr. Nilson Oliveira, reiterou o papel da universidade na formação de novos profissionais ligados à indústria de games e computação.
“Receber um evento dessa magnitude para a Universidade do Estado do Amazonas é uma honra enorme. É nesse ponto que a UEA participa, investindo em cursos, captando recursos, seja na iniciativa pública ou privada, para melhorar a formação dos alunos. E esse é o papel que o nosso reitor sempre colocou para a gente, assim que ele assumiu, de ser uma universidade aberta que participa do ecossistema como um todo”, afirmou.
Além dos gestores da UEA, a solenidade de abertura teve a presença do secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jeibi Medeiros; do vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo; do conselheiro da SBC, Prof. Dr. Altigran Soares; do coordenador nacional do Icec; Prof. Dr. Esteban Clua; e representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
Programação
Com palestrantes internacionais, atividades que envolvem Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada, além de ações voltadas a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, o SBGames é considerado o maior encontro acadêmico de jogos e entretenimento digital da América Latina.
O destaque da programação é o Festival de Jogos 2024, concurso de produção nacional de jogos digitais em que desenvolvedores poderão expor seus trabalhos e interagir com o público durante os quatro dias de evento. Ao todo, são 16 categorias, divididas entre profissionais e estudantes, com games digitais e analógicos (não-digitais).
A programação conta, ainda, com um Festival de Artes, com mais de 50 obras em imagem, vídeo e áudio em exposição; o 3º Fórum de Esportes Eletrônicos; Concurso de Teses e Dissertações (CTDGames); tutoriais para troca de experiências entre profissionais, pesquisadores e comunidade; sessões técnicas; workshops; apresentação de livros e-books; entre outros.
Realização
Promovido pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal, e empresa Tutiplast.
O evento tem apoio das empresas Callidus e TecToy; Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Grupo Solar, através das marcas Coca-Cola, Fanta, Crystal Purificada e Monster Energy.