Exército dará apoio a campanha contra o sarampo, neste fim de semana, no Jorge Teixeira

A solicitação de apoio ao Exército Brasileiro (EB) veio logo após o município decretar situação de emergência, no dia 3 deste mês, como consequência do surto de sarampo

Manaus – O Comando Militar da Amazônia (CMA) vai dar apoio a campanha de vacinação contra o sarampo, nesse final de semana, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. O bairro foi definido em virtude de ser um dos mais populosos da capital, pela grande quantidade de ocorrências da doença e pelas dificuldades logísticas de saúde.

A vacinação tem como público alvo as pessoas com idade entre 12 meses a 49 anos e ocorrerá, neste sábado (21) e domingo (22), das 8h às 17h. (Foto: Sandro Pereira)

Na quarta-feira (18), uma equipe de vacinadores da Prefeitura de Manaus foi impedida de continuar as atividades de combate ao sarampo no Jorge Teixeira. O comunicado foi feito em uma rede social pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. Na ocasião, a equipe era “acompanhada de uma rede de televisão, quando traficantes do bairro, filiados à falange de tráfico que ameaça dominar este Estado impediram a continuação da vacinação que pode salvar bebês e adultos manauaras”.

A vacinação tem como público alvo as pessoas com idade entre 12 meses a 49 anos e ocorrerá, neste sábado (21) e domingo (22), das 8h às 17h. A imunização é gratuita. Quem portar a Caderneta de Vacinação, deve apresentá-la; mas os cidadãos que não a possuem serão imunizados conforme as orientações da faixa etária disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Apoio do Exército

A solicitação de apoio ao Exército Brasileiro (EB) veio logo após o município decretar situação de emergência, no dia 3 deste mês, como consequência do surto de sarampo. No dia 12 de julho foram finalizados os planejamentos de imunização e divulgação para a operação.

As equipes de divulgação realizarão atividades de panfletagem e de informação, reforçando as orientações à população sobre a vacinação contra o sarampo, e, também, indicando os postos mais próximos que estarão no aguardo para a imunização.

Durante a abordagem dos militares, serão distribuídos folhetos com orientações sobre a imunização e outras informações relevantes sobre o sarampo.

O CMA mobiliará 10 postos de vacinação nos seguintes locais:
– Escola Municipal Themistocles Gadelha, na Rua Cupiúba;
– Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei) Professora Renata Holanda de Souza Gonçalves, na Rua H;
– Unidade Básica de Saúde Doutor José Avelino Pereira, na Rua Cravinho;
– Escola Municipal Professor Edinir Telles Guimarães, na Rua 28 de Agosto;
– Escola Municipal Professora Eliana Socorro Pacheco Braga, na Rua F;
– Escola Municipal Francisco Maia de Amorim, na Avenida Mirra;
– Escola Municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues, na Rua Verbaco;
– Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, na Rua Pedra Minera;
– Escola Municipal Rosa Sverner, na Rua das Azaléias; e
– Escola Municipal Frei Mário Monacelli de Grello, na Avenida Itamar Franco.

Anúncio
Anúncio