Manaus – No dia 1º de novembro de 2024, será inaugurado o Centro de Desenvolvimento Humano e sustentável Kambeba, localizado na Aldeia Três Unidos, às margens do rio Cuieiras, no Amazonas. O projeto, financiado pela NTICS Projetos e executado pelos moradores Kambeba, visa entregar à comunidade um espaço de cultura, integração comunitária e promoção de reflexões sobre a sustentabilidade e o modo de vida indígena. Essa iniciativa faz parte da programação do Festival Conhecendo os ODS, patrocinado pela Whirlpool Corporation, que tem presença em toda a América Latina.
A NTICS Projetos, reconhecida por desenvolver ações de impacto social e sustentabilidade, idealizou o Centro com o objetivo de fortalecer a identidade cultural da etnia Kambeba e proporcionar à comunidade um local para atividades culturais, debates e eventos voltados para a valorização do patrimônio indígena. Segundo Ana Xavier, CEO e Diretora de Inovação da NTICS Projetos, a inauguração representa um marco importante nas ações de preservação e promoção dos povos originários.
“A inauguração do centro vai ao encontro de diversas iniciativas mundiais de proteção e valorização dos nossos povos originários. Na discussão global acerca dos desafios para o desenvolvimento sustentável, fica impossível pensarmos em sustentabilidade se não considerarmos os ensinamentos do modo de vida indígena. Levar este espaço para o meio da floresta amazônica não só contribui para que a sociedade passe a refletir melhor sobre sua importância, como também ajuda a impulsionar personagens e vozes que precisam de destaque”, completa Ana.
No evento estão previstas a realização de painéis de discussão sobre Educação Integral, Esportes na Comunidade e sobre a importância do Artesanato como elemento cultural da vida indígena. No mesmo dia, também será lançado o livro “Curas da Terra”, de Babá Kambeba, que traz receitas e saberes culturais da etnia , também financiado pela Ntics projetos. Durante o evento, será gravado um dos episódios do podcast “A Voz da Aldeia”, apresentado pelo jornalista Nelson Liano Jr, programa que apresenta músicas e fala sobre a cultura dos povos indígenas. Nelson também é o editor do livro Curas da Terra.
“O centro será uma conquista positiva para a manutenção da nossa cultura que, embora já seja vivenciada no nosso dia a dia, também precisa de um ambiente físico com este propósito. É uma forma de participarmos de maneira mais ativa das discussões que são importantes e que impactam a vida de todos, indígenas e não indígenas”, finaliza o líder de educação da comunidade Raimundo Kambeba.
Sobre a etnia Kambeba
Os Kambeba também são chamados de Omágua, que significa povo das águas. Eles vivem em cinco aldeias na região do médio e alto Solimões e no baixo Rio Negro. Parte da etnia também está presente no Peru, mas muitos já não se identificam mais como indígenas por inúmeras questões sociais.
Nos tempos antigos, os Kambeba diferenciavam-se da maioria dos povos indígenas por usarem roupas feitas de algodão. Ao longo do tempo, eles têm sido reconhecidos como exímios construtores de canoas resistentes e como excelentes navegadores. Os Kambeba são uma das mais expressivas etnias a se projetar rumo a um futuro em que indígenas e não indígenas possam compartilhar espaços e saberes como irmãos, membros de uma mesma sociedade.