Fiscalização apreende 1,7 tonelada de pescado ilegal no Terminal Pesqueiro de Manaus

Carga estava numa embarcação que vinha de Coari, no interior do Amazonas, com destino a capital. Uma pessoa foi detida

Manaus – Cerca de 1.700 quilos de pescado ilegal foram apreendidos, na manhã deste domingo (4), no Terminal Pesqueiro de Manaus, no bairro Educandos, zona sul da cidade. A embarcação com os peixes vinha de Coari, município no interior do Amazonas, com destino a capital. Uma pessoa foi detida.

Na embarcação foram encontradas as espécies tambaqui e pirarucu, peixes que estão no período de defeso (Foto: Divulgação)

De acordo com informações do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAamb), a equipe fiscalizava o Terminal Pesqueiro, quando revistou a embarcação e encontrou tambaqui e pirarucu, peixes que se encontram no período de defeso.

“Cabe salientar que o pirarucu já se encontra no defeso o ano todo, sendo a pesca e o transporte permitidos somente com a autorização do Ibama. O tambaqui acabou de entrar no defeso, agora 1º de outubro, não sendo permitida a sua pesca até 31 de março”, explicou o tenente Rozival Batista.

Os pescadores que transportarem esses tipos de peixes precisam declarar no órgão ambiental que possuem o estoque, para que seja autorizada a venda após o período de defeso. O pescado aprendido neste domingo foi doado para uma instituição.

Uma pessoa foi detida e responderá por pesca proibida, transporte e armazenamento no período de defeso.

Anúncio