Fiscalização fecha sete estabelecimentos por descumprimento de decreto em Manaus

De acordo CIF, ao todo, 18 espaços foram visitados pelas equipes, destes, quatro foram autuados por atuação irregular

Manaus – A Central Integrada de Fiscalização (CIF) realizou, na noite desta sexta-feira (25), a primeira ação de fiscalização do Decreto Nº 42.794, com as novas medidas complementares para enfrentamento à Covid-19 no Estado. A ação resultou no fechamento de sete locais e na autuação de outros quatro estabelecimentos que funcionavam de maneira irregular.

No total, foram visitados 18 estabelecimentos situados em diferentes zonas de Manaus. Na Praça do Eldorado, localizada na zona centro-sul da capital, bares e restaurantes foram orientados a encerrar suas atividades após às 22h, horário limite de funcionamento do setor, segundo o novo decreto. Já na avenida Grande Circular, zona leste de Manaus, as autoridades fecharam uma festa clandestina que acontecia nos fundos de uma floricultura e reunia aproximadamente 70 pessoas.

Na praça do Eldorado bares foram flagrados em atendimento após o horário de encerramento determinado pelo decreto (Foto: Divulgação)

Conforme o capitão Renan Libório, responsável pelo comando de uma das duas equipes que atuaram na fiscalização desta sexta, o balanço da fiscalização foi positivo. Ele ressalta ainda que, neste primeiro momento, as autoridades têm como principal objetivo fazer a orientação aos donos dos estabelecimentos sobre as novas normas que entraram em vigor nesta semana.

“Após esse novo decreto, as forças de segurança pública, juntamente com as forças do município, passaram a realizar as abordagens no primeiro intuito de orientação, até mesmo porque as pessoas, às vezes, podem não estar a par do novo decreto que saiu e também para não causar um impacto tão incisivo na abordagem”, frisou.

Para fazer denúncias e colaborar com o trabalho de fiscalização, a população pode ligar para o 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), ou o 181, o disque-denúncia da SSP-AM.

Anúncio