Força-tarefa da Prefeitura planeja ações para desocupação das calçadas no Centro

 De acordo com a Prefeitura de Manaus, grupo discute condições que não deixem os irregulares desassistidos. Uma das ofertas é a criação de uma feira itinerante, organizado pela Prefeitura

Manaus – Em continuidade ao projeto Viva Centro Galerias Populares, que prevê o resgate do Centro Histórico e a consequente melhoria das condições dos vendedores ambulantes que hoje ocupam a área, a Prefeitura de Manaus informou que planeja um conjunto de ações discutidas por uma força-tarefa, criada com representantes dos órgãos municipais, para a desocupação das calçadas. Em mente, o grupo discute condições que não deixem os irregulares desassistidos. Além disso, segundo a Prefeitura, obras na área ganharão celeridade para a entrega ainda este ano.

Praça da Matriz está prevista para ser entregue em outubro (Alex Pazuello/Semcom)

O coordenador da Força-Tarefa, Rafael Assayag, explicou que o grupo definiu as ações necessárias para a entrega de duas praças no Centro. “Inicialmente, a Prefeitura já planeja a entrega das praças XV de Novembro (Matriz) e Tenreiro Aranha para o próximo mês de outubro. Outra providência é a retomada das obras da segunda e terceira etapas da Galeria dos Remédios, no Centro”, explica. O espaço abrigará 287 trabalhadores, dentro de um total de 2.082 cadastrados.

Um grupo de trabalho, com a participação de diversos representantes da Prefeitura de Manaus, estuda opções para que os ambulantes, inicialmente da Avenida Epaminondas, deixem a área. Entre elas, está a oferta de uma feira itinerante, na qual possam continuar a oferecer seus produtos, dentro de um sistema organizado pela Prefeitura.

Uma parte desses ambulantes já está direcionada para o Shopping T4, na zona leste, com previsão de abertura para o mês de outubro. Há ainda a segunda e terceira fases da Galeria dos Remédios, no Centro, cuja prioridade e celeridade para a conclusão das obras foi solicitada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto.

 

Viva Centro

O Projeto Viva Centro tem como foco oferecer entretenimento à população ao mesmo tempo em que executa os serviços necessários para a limpeza e organização de áreas ocupadas irregularmente. O projeto tem engajamento e oferece atendimento de órgãos diversos, com ações de orientação e conscientização, e inclui a participação de artistas de segmentos variados.