Fundação Dr. Thomas anuncia inscrições do curso cuidador de idosos, em Manaus

As inscrições para a primeira turma do curso Cuidador de Idoso, o “Cuidadoso”, de 2024, vão acontecer nos dias 22 a 23 de abril

Manaus – A Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) – vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), dará início às inscrições para a primeira turma do curso Cuidador de Idoso, o “Cuidadoso”, de 2024, nos dias 22 a 23 de abril, ou até o preenchimento das vagas ofertadas no portal.

(Foto: Divulgação / FDT)

 A pré-inscrição estará disponível a partir das 9h, no site da FDT: www.manaus.am.gov.br/fdt/, onde o candidato deverá preencher uma ficha com os dados solicitados no edital, juntamente com o seu e-mail. Após a pré-inscrição, é necessário a confirmação da mesma, a partir do link enviado ao e-mail cadastrado pelo candidato.

Serão ofertadas 200 vagas na pré-inscrição, porém somente 80 candidatos serão aprovados para participar do curso, sendo 40 para o turno matutino e 40 para o vespertino.

“Todos os dias recebemos, a partir das redes sociais, uma procura gigantesca pelo “Cuidadoso”. A FDT é referência no cuidado com a pessoa idosa, as pessoas querem e buscam muito por essa oportunidade. É um curso gratuito, referência e o mais procurado da capital, com o diferencial do estágio supervisionado dentro de uma Instituição de Longa Permanência (ILPI). O preenchimento das vagas é rápido, por isso quem pretende se inscrever deve ficar atento às datas”, reforçou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

blank

(Foto: Divulgação / FDT)

A relação com os nomes dos 200 pré-inscritos será divulgada no dia 29 de abril, a partir das 9h, no portal da Fundação Dr. Thomas, com a data e horário agendados. Nos dias 6 e 7 de maio, o candidato deverá digitalizar e anexar no sistema os documentos de RG, CPF, certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de endereço e comprovante da vacina contra a Covid-19. Todos devem ser apresentados em formato PDF e no tamanho máximo de 1 megabyte.

Com a data agendada, o candidato deverá comparecer ao auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, para a execução da avaliação, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de maio, das 8h30 às 10h30 e das 13h30 à 15h30.

Nessa fase, os candidatos vão passar pela equipe de psicólogos da FDT para realizar a avaliação, que será um questionário que inclui questões relativas às expectativas sobre o curso e entendimento prévio sobre o envelhecimento humano, logo após as entrevistas individuais.

Na ocasião, deverão obrigatoriamente estar providos dos seguintes documentos: RG, CPF, certificado de conclusão do ensino médio (original e cópia) e comprovante de vacinação contra a Covid-19, para fins de validação de documentos.

A relação final dos candidatos classificados será divulgada a partir do dia 22 de maio, no portal da FDT: www.manaus.am.gov.br/fdt/

A matrícula institucional acontecerá nos dias 23 a 24 de maio, por meio do portal da FDT, onde o candidato preencherá um formulário confirmando os documentos apresentados na realização da avaliação e entrevista. Não haverá taxa de matrícula.

Capacitação e início das aulas

O curso possui 320 horas de duração, sendo 220 horas de aulas teóricas e 100 horas de estágio supervisionado na FDT, contando com dez módulos que trabalham assuntos como ética do cuidador, patologias do envelhecimento, aspectos psicológicos, noções básicas de enfermagem e aspectos nutricionais.

As aulas acontecerão no auditório da galeria dos Remédios, localizada na rua Miranda Leão, n° 82, com início no dia 10 de junho para as duas turmas; turno matutino, no horário das 8h às 12h; e vespertino, das 13h às 17h.

Maria Sabelly, coordenadora do Curso de Cuidador de Idosos da FDT, enfatizou a relevância dessa experiência para a formação dos alunos. “O curso de Cuidador de Idosos, da FDT, é crucial para sua formação, dada a crescente demanda por profissionais nesse campo. Nosso objetivo é prepará-los para uma atuação profissional humanizada, focada na saúde e bem-estar dos idosos e suas famílias”, afirmou.

Para mais informações, entrar em contato com a coordenadora do curso – Maria Sabelly (92) 98844-5609

Anúncio