Governo do AM entrega veículos para unidades básicas de saúde de 25 municípios

Os veículos vão auxiliar no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como as ações de vigilância, reforçando o apoio à rede de saúde municipal do interior do Amazonas

Manaus – O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, nesta sexta-feira (26), em solenidade na Arena da Amazônia, zona centro-sul da capital, 37 picapes para 25 municípios do Estado. Os veículos vão auxiliar no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O evento contou com a presença de prefeitos do interior e do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que visita Manaus.

“Saúde é prioridade para o nosso governo, sobretudo o atendimento aos municípios, que estavam relegados a um segundo plano. Essa entrega é importantíssima e fundamental no atendimento à assistência básica”, declarou Wilson Lima.

Governo do Amazonas entregou, nesta sexta-feira (26), 37 picapes para 25 municípios do Estado (Foto: Bruno Zanardo/Secom)

As cidades que receberão os veículos são Parintins, Iranduba, Itacoatiara, Maués, Manicoré, Itapiranga, Ipixuna, Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, São Paulo de Olivença, Amaturá, Atalaia do Norte, Manicoré (comunidade Matupi), Manaquiri, Tonantins, Careiro da Várzea, Santo Antônio do Iça, Pauini, Carauari, Fonte Boa, Tabatinga, Beruri, Anamã e Autazes.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, os veículos fortalecerão os serviços de atenção básica dos municípios, bem como as ações de vigilância, reforçando o apoio à rede de saúde municipal do interior do Amazonas.

“Elas vão servir tanto para as ações de atenção básica quanto para as de vigilância e saúde, além de controle de endemias, como malária e dengue. Isso é muito representativo, é um compromisso do Governo do Estado e também da bancada federal de estar investindo no interior”, disse Tobias.

Os veículos – zero quilômetro, tipo 4×4 – foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Silas Câmara e dos ex-congressistas Vanessa Grazziotin e Hissa Abrahão.

“Nós estamos dando o apoio necessário aos municípios no que é possível, dentro das nossas limitações orçamentárias. O que estou fazendo aqui é administrar esses recursos corretamente e aplicar onde eles têm que ser aplicados. A entrega dessas picapes é resultado de emendas parlamentares e eu não tenho nenhuma razão de segurar essas emendas”, destacou Wilson Lima.

Para o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), prefeito de Maués, Júnior Leite, a ação mostra o compromisso do Estado com a saúde do interior.

“Os municípios contemplados estão muito satisfeitos, gratos e cientes do resultado que esse investimento trará para os trabalhos da saúde“ nos municípios contemplados”, afirmou Júnior Leite”.

Anúncio