HPS João Lúcio, unidade de referência no AM, está sem realizar tomografias

Pacientes foram informados que os aparelhos estão sem funcionar há 48h e que deveriam procurar outras unidades de saúde

Manaus – Os dois aparelhos de tomografia do Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, que fica no bairro São José, na zona leste de Manaus, estão sem funcionar para a realização de exames. Segundo informações dos pacientes que buscaram atendimento na manhã desta segunda-feira (10), os equipamentos estão com defeito há 48h.

(Foto: Divulgação)

Um dos tomógrafos foi entregue pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) para o HPS no dia 30 de setembro de 2020. O novo tomógrafo substituiu um antigo que possuia mais de 12 anos de uso. O equipamento deveria suprir a demanda da unidade, referência em politrauma e neurocirurgia, que realiza em média de 150 a 180 exames desse tipo diariamente.

De acordo com funcionários da unidade de saúde, problemas nos tomógrafos são rotineiros e eles sempre precisam aguardar o engenheiro que realiza manutenção no equipamento.

blank

A necessidade de manutenção consta no mural administrativo da unidade, dentre outras necessidades. (Foto: Divulgação)

Sem funcionar, os pacientes reclamam que precisam se deslocar para outros pontos das cidade para realizar exames.

Em nota a assessoria de comunicação da SES disse que “a direção do Hospital informou que o equipamento está em manutenção, mas que os exames seguem sendo realizados no HPS Platão Araújo e no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). Para o transporte dos pacientes mais ambulâncias foram disponibilizadas à unidade”.

**Matéria atualizada às 12h37**

Anúncio