Idosos de 65 a 69 anos podem ser vacinados, neste sábado, em Manaus

Os idosos que não puderam comparecer aos pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus ao longo da semana, podem ser vacinados neste sábado (06). Confira os postos de vacinação

Manaus – Idosos de 65 a 69 anos que não puderam comparecer a um dos sete pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus ao longo da semana, podem ser vacinados neste sábado (06). Eles integram o atual grupo prioritário da campanha de imunização contra a Covid-19 na capital e começaram a ser atendidos na última segunda-feira (1º), por ordem decrescente de idade, com os de 69 anos abrindo a programação e os de 65, fechando a semana.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta que as pessoas da faixa etária de 65 a 69 anos ainda não vacinadas, mas cadastradas no Imuniza Manaus, consultem o sistema para ver seu agendamento. Já para os não cadastrados, a orientação é que façam o cadastro, acessando o site do Imuniza Manaus, e se dirijam a um dos sete pontos de vacinação, localizados nas diferentes zonas geográficas da cidade, entre 9h e 16h. O cadastro não é obrigatório, mas garante maior rapidez ao atendimento e maior precisão no registro de dados.

Idosos de 65 a 69 anos podem ser vacinados, neste sábado, em oito pontos de vacinação em Manaus (Foto: Marcely Gomes / Semcom)

“Seguindo a orientação do prefeito David Almeida, a Semsa tem usado diversos recursos para garantir o acesso do idoso à vacina e alcançar o maior número de pessoas em todos os grupos prioritários contemplados na campanha”, destaca a secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins.

Segundo Aline, o atendimento ao longo da semana foi feito por agendamento, respeitando a relação dia/idade, mas uma parcela dos idosos não compareceu aos postos. “Já havíamos planejado que o sábado seria para atender os que, por algum motivo, não foram se vacinar no dia específico para a sua idade”, observa.

Para ser vacinado, o usuário deve apresentar documento de identidade original com foto e CPF. Se estiver com sintomas de síndromes gripais, o idoso não deve receber a vacina, aguardando a completa recuperação da saúde. Se estiver com suspeita ou confirmação de Covid-19, deve procurar um posto de vacinação apenas 30 dias após o início dos sintomas.

Registros do Vacinômetro, do início da tarde desta sexta-feira (05), mostram que 29,2 mil idosos de 65 a 69 anos já foram vacinados pela Semsa. O número é parcial e deve aumentar até o final do dia com a atualização das informações de vacinação feita pelos distritos de Saúde em relação às vacinas aplicadas ao longo do dia.

A população estimada de idosos nessa faixa etária é de 47.564 pessoas e Manaus recebeu do Ministério da Saúde, na semana passada, doses do imunizante AstraZeneca/Oxford suficientes para cobrir 100% desse grupo prioritário, com a primeira dose. A quantidade necessária para a segunda dose, a ser aplicada em até 12 semanas, ainda será enviada pelo governo federal.

Após a vacinação do grupo de 65 a 69 anos, a Prefeitura vai dar início à imunização do grupo de pessoas de 60 a 64 anos. Para este, no entanto, só foram enviadas, em duas remessas recentes, doses para 35,7%, ou seja, 24.139 pessoas da população estimada.

“Por isso, a vacinação será feita a partir de critérios que estão sendo definidos e pactuados na CIB (Comissão Intergestores Bipartite)”, explica Aline Martins. O atendimento aos de 60 a 64 anos depende da pactuação desses critérios entre Estado e municípios, e, de acordo com a secretária interina, é possível que comece na próxima semana.

Para facilitar o acesso dos idosos ainda não cadastrados no Imuniza Manaus, a Semsa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai oferecer atendimento exclusivo aos idosos de 60 a 69 anos em 12 escolas da rede municipal de ensino, para a realização dos cadastros. As escolas, distribuídas nas diferentes zonas geográficas, estarão abertas das 8h às 12h.

Além dos idosos de 65 a 69 anos, a Semsa segue com a oferta de primeira dose para os remanescentes dos outros grupos prioritários (idoso de 70 anos ou mais e trabalhadores da saúde) e dá continuidade à aplicação da segunda dose dos que já se podem completar o ciclo de imunização que, no caso da vacina CoronaVac, é de até 28 dias. Os que receberam AstraZeneca, cujo intervalo entre doses de até 12 semanas, ainda não começaram a receber a segunda dose.

Postos de Vacinação abertos neste sábado, das 9h às 16h, para idosos e trabalhadores da saúde:

Zona Norte

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM

Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – Colônia Terra Nova

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandú, 119 – Cidade Nova

Zona Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222- Crespo

Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) – a partir de segunda-feira (1º/3)

Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – Parque 10 de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

Zona Oeste

Balneário do Sesc

Avenida Constantinopla, 288 – Alvorada

Centro de Convenções de Manaus (sambódromo)

Rua Ipanema, 550, Alvorada

Anúncio