Humaitá – Indígenas da etnia Tenharim anunciaram que vão bloquear a BR-230, também conhecida como Rodovia Transamazônica, neste sábado (1º), no trecho do município de Humaitá (a 590 quilômetros a sudoeste de Manaus). O protesto ocorre após a morte de um indígena, de 25 anos, no último domingo (23) durante um evento pré-carnavalesco na cidade.

(Foto: Divulgação)
O jovem indígena foi encontrado morto em uma canoa, com sinais de violência na região da cabeça, na manhã do último domingo. A vítima, que não teve o nome divulgado, tinha 25 anos e era membro da etnia Tenharim.
De acordo com informações, o jovem saiu de casa para um evento pré-carnavalesco e, foi encontrado por moradores, morto dentro de uma canoa. Informações preliminares apontam que ele foi assassinado com pauladas na região da cabeça durante a madrugada de domingo.

(Foto: Divulgação)
A morte do jovem causou comoção na comunidade indígena, que exige justiça e a investigação imediata do caso. Lideranças locais prometem bloquear a rodovia BR-230 em protesto, caso os responsáveis pelo crime não sejam identificados e presos em breve.
A polícia investiga o caso.