Influenza: 63 salas de vacinação vão funcionar neste sábado, em Manaus

Pontos de vacinação vão funcionar até as 12h e durante a semana até as 19h. Outras dez UBSs possuem horário estendido e já abrem normalmente aos sábados, e até as 21h de segunda a sexta

Manaus – A Prefeitura de Manaus terá 63 salas de vacina atendendo em todas as zonas da cidade neste sábado (23), das 8h às 12h, para imunização contra a Influenza. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estruturou mais 33 pontos, além dos 20 anunciados inicialmente e que estão funcionando em horário diferenciado, abrindo aos sábados até o meio dia e durante a semana até as 19h. Vale destacar que outras dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) possuem horário estendido e já abrem normalmente aos sábados e até as 21h de segunda a sexta.

“Disse aos secretários que se mobilizassem e unissem esforços junto à equipe da Semsa, porque essa luta contra a Influenza é de todos. Queremos cumprir com a nossa meta em tempo recorde e proteger nossa população”, afirmou o prefeito.

Dos imunizados, o grupo que registrava o maior percentual até as 21h da quinta-feira (21) era o de pessoas a partir dos 60 anos (foto: José Nildo/Semsa)

A definição dos novos locais de vacinação observa o quantitativo de usuários por Distrito de Saúde (Disa) e bairro, a partir dos registros das unidades e/ou policlínicas. O Disa Sul terá 18 unidades em funcionamento; o Oeste 17; o Leste 13; o Disa Norte terá dez; e o Rural terá cinco unidades atuando na imunização de moradores nos ramais. A lista com os nomes e endereços das 63 salas de vacina que funcionarão neste sábado pode ser acessada clicando aqui.

“É mais uma das estratégias da administração e que nos foi determinada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para alcançarmos a meta de vacinar, em 15 dias, 90% das 455.083 pessoas que integram os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde. Temos uma verdadeira força-tarefa, formada por nossos servidores (Semsa) e com apoio de todas as secretarias, atuando para assegurar que todos desse público recebam a imunização”, informou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Balanço

Em apenas dois dias de campanha, foram imunizadas contra a Influenza 20,94% do total de 455.083 pessoas do público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde (MS) para Manaus. A meta preconizada pelo MS é alcançar 90% dessa população, o que corresponde a 409.574 pessoas.

Dos imunizados, o grupo que registrava o maior percentual até as 21h da quinta-feira (21) era o de pessoas a partir dos 60 anos, com 27,04% da população de 111.669 idosos existentes em Manaus. Em seguida, o grupo de comorbidades, do qual já foram imunizadas 21,94% do total de 44.396 pessoas. As puérperas, mulheres que acabaram de dar à luz, ou que o fizeram a até 45 dias, correspondem a 20,83%. Das crianças de seis meses a menores de cinco anos, até ontem, haviam sido vacinadas contra a Influenza 19,43%, do total previsto de 191.678 crianças.

“Mesmo com um bom percentual para os dois primeiros dias, precisamos que as pessoas dos grupos prioritários compareçam às salas para receber a vacina. Estamos facilitando o acesso, com nossas equipes trabalhando em horários diferenciados para atender e imunizar a nossa população”, convocou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

A meta preconizada pelo MS é alcançar 90% dessa população, o que corresponde a 409.574 pessoas (Foto: José Nildo/Semsa)