Informação falsa leva motoristas a posto de combustíveis, no Japiim

À REDE DIÁRIO, o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis confirmou que trata-se de fake news. Postagens, que originaram em página especializada em trânsito, geraram transtorno e críticas de internautas

Manaus – Uma informação falsa de que um posto de combustíveis na Avenida Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, estava vendendo gasolina ao preço de R$ 2,99, nesta segunda-feira (14), levou diversos motoristas ao estabelecimento. Depois que foi constatado que se tratava de fake news’, internautas fizeram comentários com críticas nas publicações.

Página que compartilhou fake news fez nova postagem após repercussão negativa (Foto: Reprodução)

À REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC), o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis, Geraldo Dantas, confirmou que trata-se de fake news.

Inicialmente, a informação falsa foi publicada nas redes sociais do Trânsito Manaus, e republicada em outras páginas de notícias.

Segundo o gerente do posto, Alisson Guerra da Silva, 26, cerca de 100 motoristas foram até o local e se decepcionaram ao constatar que a informação sobre o preço da gasolina, divulgada nas redes sociais, era falsa. Em entrevista concedida à RDC, Alisson disse que os motoristas atraídos pela notícia falsa chegaram a formar uma fila em frente às bombas de combustíveis, entre as 9h e o meio-dia desta segunda-feira (14). “A gente foi pego de surpresa. Logo pela manhã, o dono do posto me pediu para olhar as placas (de preço), para verificar se estavam corretas”, disse.

Alisson acredita que a imagem divulgada nas redes sociais, onde aparece uma placa com o preço da gasolina com o preço de R$ 2,99, se trate de um trote feito por um ou mais internautas. “A placa divulgada na foto não existe aqui, daí se tira que é montagem ou uma foto bem antiga”, relatou.

Ainda de acordo com o gerente do estabelecimento, nenhum motorista que foi até o posto, devido à imagem, fez confusão. “A gente não tem culpa, já desmentimos a informação falsa, por meio do Facebook”, contou.

Especializado em publicações de imagens que auxiliam os motoristas da capital, o Trânsito Manaus recebeu críticas. “Aí tu lasca o cara, saí da AM-010, para o Distrito, chego aqui e está o mesmo preço de todos os postos”, comentou um dos seguidores, no Instagram.

Após a repercussão negativa, a página especializada em trânsito desativou a possibilidade de comentar na postagem feita no Instagram, o que levou à ocultação de todos os comentários.

Redução de preços

Desde o início das férias escolares, os postos da capital e da Região Metropolitana de Manaus (RMM) começaram a reduzir os preços nas bombas.

O presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis, Geraldo Dantas, afirmou, em entrevista a REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC), no mês passado, que os valores começaram a ser reduzidos, em razão da queda nas vendas de gasolina no período de férias. Por isso, os postos e distribuidores tem negociado, segundo Dantas, a redução dos lucros para aumentar as vendas nesta época do ano.