Início das sessões de hemodiálise trazem alívio para pacientes

Duzentas novas vagas foram abertas em outubro deste ano pelo governo do Estado, zerando a fila dos pacientes que aguardavam pelo procedimento

Manaus – O técnico em dedetização Afrânio Barroso, paciente renal crônico há cinco meses, iniciou, na semana passada, as sessões de hemodiálise, acompanhado de perto pela mãe, a dona de casa Maria Auxiliadora Barroso, que já se diz mais aliviada. “Ele estava recebendo a hemodiálise uma vez por semana. Agora, o tratamento está sendo feito em três sessões por semana e eu acredito que vai melhorar”, diz a mãe, aguardando ele terminar a sessão, na sala de espera da Clínica Pronefro, localizada na rua Maceió, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

Afrânio é um dos beneficiados pela ampliação de vagas para tratamento de hemodiálise, pelo governo do Estado, para atender à demanda reprimida. Duzentas novas vagas foram abertas em outubro deste ano, zerando a fila dos pacientes que aguardavam pelo procedimento.

Maria Auxiliadora conta que o filho fazia hemodiálise na urgência do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio, na zona leste, desde que foi internado na unidade, após passar mal, em junho deste ano. E, mesmo após alta hospitalar, continuava indo ao local uma vez por semana para o procedimento.

Moradores do bairro São José, na zona leste de Manaus, mãe e filho agora vão à Pronefro três vezes por semana para realizar o tratamento. “Estamos satisfeitos, porque ele está sendo bem assistido”, relata Maria Auxiliadora.

Com a abertura das novas vagas, outros pacientes nem precisaram esperar na fila pelo atendimento, como Manoel Mota, que recebeu alta e já tinha uma vaga a sua disposição.

Anúncio