Inpa está com inscrições abertas para seleção de estágio curricular obrigatório

Os estudantes precisam estar matriculados em Instituições de Ensino Superior ou Educação Profissional (Técnico)

Manaus – O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio da Coordenação de Capacitação (Cocap), está com Edital aberto para seleção de candidatos para o Programa Institucional de Estágio Curricular Obrigatório, com vigência para o primeiro e segundo semestres de 2024. As inscrições para o primeiro semestre seguem abertas até o dia 20 de maio.

image.png

(Foto: Divulgação)

O objetivo do Programa é contribuir com a preparação de estudantes de ensino superior e de nível técnico para o trabalho produtivo, com atividades e vivências no Inpa. O instituto é uma das mais importantes instituições científicas da Amazônia, com mais de 70 anos de criação, e referências nos estudos da biodiversidade, funcionamento da floresta amazônica, mudanças climáticas, conservação e uso sustentável do bioma. Também é reconhecido pela sua atuação na formação de recursos humanos, desenvolvimento de tecnologias e inovações e socialização do conhecimento.

Para participar do processo, os estudantes precisam estar regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior ou Educação Profissional (Técnico) públicas ou privadas, especificamente na disciplina de estágio curricular.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, via e-mail estagio.curricular@inpa.gov.br ou estagiocurricul[email protected] em dois períodos: de 19 de fevereiro às 23h59min de 20 de maio e de 15 de julho às 23h59min de 15 outubro. O estágio curricular não é remunerado.

Os passos para a inscrição estão previstos no item 8 do Edital. Entre eles, o interessado no estágio deverá buscar um supervisor entre os grupos de pesquisa e as unidades administrativas do Inpa, de seu interesse e áreas previstas no Edital, e se inscrever em apenas uma proposta. Se houver mais de uma inscrição para um mesmo candidato, ambas as inscrições serão invalidadas.

As vagas são limitadas a três estagiários por supervisor, que deve ser um servidor do Inpa ocupante de cargo de nível superior – analista, tecnologista ou pesquisador. O candidato e o seu supervisor do Inpa reunirão toda a documentação exigida no item 9 do Edital e o supervisor fará a submissão da proposta no Serviço Eletrônico de Informação (SEI).

De acordo com o Edital, as vagas são destinadas para as seguintes áreas de abrangência:  Biodiversidade; Dinâmica ambiental; Sociedade, Ambiente e Saúde; Extensão e Difusão Científica, Biblioteconomia, Administração pública e Tecnologia da informação.

Mais informações podem ser obtidas consultando o EDITAL DICAP/COCAP Nº 01/2024 E ANEXOS e enviando e-mail para estagiocurricularinpa@gmail.com.

Anúncio