Inscrições do Programa Bolsa Universidade se encerram nesta segunda

Participam deste processo, 15 Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada, com a oferta de mais de 34 mil oportunidades de acesso ao ensino superior

Manaus- Inscrições do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2024 se encerram  às 10h desta segunda-feira (6). Participam deste processo, 15 Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada, com a oferta de mais de 34 mil oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes de famílias de baixa renda.

A  Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), registrava, até a manhã deste domingo, (5), quase 46 mil inscrições efetivadas para o programa. A divulgação da primeira chamada dos selecionados está marcada para o dia 30 de novembro. Clique no site.

O diretor-geral da Espi, Júnior Nunes, chama a atenção para os candidatos que iniciaram a inscrição, mas que ainda não concluíram o processo.

“Orientamos os candidatos que observem a mensagem de finalização da inscrição. Temos mais de 13 mil pessoas que apenas começaram o cadastro. É necessário que elas acessem novamente o sistema para completar as informações que faltam e, dessa forma, poderem concorrer às bolsas”, alerta Júnior.

Para o PBU 2024, serão disponibilizados 880 bolsas de 100%; 6,3 mil de 75%; e o restante com 50% de desconto nas mensalidades. As opções são para 74 cursos de nível superior, sendo 38 de bacharelado, 6 de licenciatura e 30 tecnológicos.

Critérios

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ser brasileiro, nato ou naturalizado, residente em Manaus, com renda familiar per capita (por pessoa residente no imóvel) não excedente a um salário-mínimo e meio (R$ 1.980), e estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa.

O candidato também deve ter ensino médio completo ou equivalente (ou concluir até o dia 13/12/2023) e não possuir diploma de curso superior ou estar matriculado em IES pública. Além disso, não podem participar beneficiários de programa de graduação mantido pelo poder público ou pela iniciativa privada.