Instituições vão abrir 172 mil vagas de cursos

Cetam, Senai e Senac estão com as programações de cursos para 2018 e das 172,4 mil vagas a serem oferecidas em vários tipos de cursos de aperfeiçoamento, mais de 70% serão gratuitas

Manaus – Três instituições prometem abrir, este ano, 172,4 mil vagas em cursos de qualificação, sendo mais de 70% gratuitas. Só o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) deve oferecer 120 mil oportunidades. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (Senai-AM) outras 32,4 mil e o Serviço Nacional de Aprendizagem Social do Amazonas (Senac-AM) mais 20 mil.

Das vagas a serem oferecidas, somente no Cetam os cursos são todos gratuitos. De acordo com o diretor-presidente da instituição, José Augusto de Melo Neto, as novas vagas serão ofertadas a partir do mês de fevereiro. “As vagas são nas áreas previstas para os cursos de qualificação profissional e formação técnica. São mais de 50 cursos, nas áreas de gestão, saúde e também de oportunidade de renda”, disse.

Ainda segundo José Neto, o calendário de cursos para 2018 será finalizado até a semana que vem. “A gente está em uma semana de validação do planejamento e estamos pensando em cursos novos, um deles é o curso técnico em mecatrônica, com ênfase no ensino da robótica. E outro curso é para deficientes auditivos e visuais, ambos voltados para a inserção no mercado de trabalho”, explicou.

Serão ofertadas mais de 172 mil vagas de cursos em instituições como Cetam, Senai e Sesc (Foto: Divulgação)

Senac
De acordo com a gerente da Divisão de Educação Profissional do Senac, Marcilene Carvalho, são mais de 300 cursos, entre os de grade rápida, de longa duração, de capacitação profissional, técnicos de nível Médio e de graduação tecnológica. Ela informou ainda que as matrículas já estão abertas e seguem até o preenchimento das vagas.

“Além dos cursos que já oferecemos vamos ter cursos novos de graduação tecnológica em estética, gestão comercial e design. Estamos iniciando também um projeto de robótica educacional que é bem interessante, são vários cursos nessa área de automação e robótica. E na parte de culinária a gente vai começar a trabalhar com cerveja, com a introdução ao curso de cerveja”, comentou Marcilene.

Senai
Já a coordenadora de Educação do Senai, Silvia Barros, informou que as vagas são para cursos no segmento da construção civil, mecânica geral, mecânica automotiva, panificação, eletroeletrônica, refrigeração, mecatrônica, tecnologia da informação, além de automação e gás.
Este ano, o Senai vai oferecer novos segmentos de qualificação. “Os cursos novos são na área de plástico e de curta duração na área de alimentos. Já estão abertas as vagas para o primeiro trimestre do ano”, relatou.

De acordo com Silvia Barros, parte dos cursos do Senai é gratuita, como os de Educação a Distância (EAD) e de competências transversais. Os demais são pagos pelas empresas conveniadas ou mesmo pelos próprios alunos.

Faculdade anuncia 5 mil vagas em oficinas e minicursos gratuitos
A Faculdade Uninassau Manaus anunciou a oferta de mais de 5 mil vagas em minicursos e oficinas gratuitos. A capacitação, que faz parte do projeto ‘Capacita’, oferece vagas para as áreas de Psicologia, Administração, Logística, Marketing, Redes de Computadores, Publicidade e Propaganda, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e Enfermagem. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas pela internet.

As oficinas e minicursos são oferecidos até o dia 30 deste mês. No dia do curso, os participantes podem doar 1 kg de alimento não-perecível, que será ofertado a entidades carentes da região.
Entre os cursos oferecidos estão ‘Marketing Pessoal: um diferencial de carreira’, ‘Como encantar no atendimento ao público’, ‘Treino funcional na terceira idade’, ‘Técnica de migroagulhamento’, ‘Faça seu próprio produto de limpeza’, ‘Cuidados paliativos no câncer’. Confira a programação completa.
As aulas ocorrem nos horários da manhã, 9h às 11h, e da noite, das 19h às 21h, na Faculdade, localizada na Avenida Djalma Batista, 377, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3236-3960.

Anúncio
Anúncio