Interligação de reservatório de água da Cidade de Deus ocorre na próxima terça-feira

Para realizar os ajustes finais, fornecimento de água em alguns bairros das zonas Norte e Leste será interrompido temporariamente

Manaus – A concessionária Águas de Manaus vai interligar o novo reservatório de água tratada da Cidade de Deus ao sistema de abastecimento na próxima terça-feira (16). Para a realização do trabalho, será necessário interromper temporariamente o fornecimento de água em alguns bairros e conjuntos das zonas norte e leste da cidade. A concessionária pede que a população faça o uso consciente e, se possível, reserve água para o período.

Os ajustes para a interligação começam a partir das 13h e devem se estender até 1h de quarta-feira (17). A partir deste horário, o sistema volta a operar. A previsão é que o abastecimento de água tratada na região seja normalizado, gradativamente, em até 24 horas após a conclusão dos serviços.

A concessionária disponibilizará carros pipa para abastecer locais prioritários como hospitais, Unidades Básicas de Saúde, escolas da região ou qualquer situação emergencial na área.

Os bairros abrangidos pela parada programada são: Cidade de Deus I e II, Alfredo Nascimento I e II, Aliança com Deus, Fazendinha I e II, Santa Bárbara, conjunto Viver Melhor II, Gustavo Nascimento, Nossa Senhora de Fátima II, Conjunto Ben-Hur, Braga Mendes, Val Paraíso, Bom Jardim e Morro da Catita.

Novo reservatório de água tratada da Cidade de Deus será interligado ao sistema de abastecimento na próxima terça-feira (16) (Foto: Adan Garantizado/Águas de Manaus)

Abastecimento

O novo reservatório da Cidade de Deus terá capacidade para reservar 3 milhões de litros de água e vai reforçar o sistema de abastecimento na região, que atualmente já conta com um reservatório de 5 milhões de litros. Cerca de 150 mil pessoas serão beneficiadas com a obra. A nova unidade possui 16,8 metros de altura, 15,8 metros de diâmetro e começou a ser construída em novembro do ano passado.

Se os três milhões de litros de água do novo reservatório da Cidade de Deus fossem colocados em caixas d’água de 500 litros (modelo comum em residências da cidade), 6 mil caixas poderiam ser abastecidas com o volume de água tratada da nova unidade.

Além de ampliar a reserva de água tratada nas zonas leste e norte, a obra vai ajudar a reduzir as oscilações na pressão de água nos bairros abastecidos pelo sistema Cidade de Deus, além de facilitar a implantação de expansões de redes na área.

Novos reservatórios

Manaus possui atualmente 182 reservatórios em operação. Neste ano, a concessionária está agregando mais cinco novos reservatórios ao sistema de abastecimento da capital, construídos nos bairros Jorge Teixeira, Compensa, Cidade Nova, Colônia Santo Antônio e Cidade de Deus. Juntas, as cinco novas unidades aumentam a reserva de água tratada na cidade em 30 milhões de litros, beneficiando uma população aproximada de 500 mil pessoas na cidade.