Ipaam abre inscrições para capacitação em CAR e Licenciamento Ambiental

A capacitação é uma das seis oficinas que serão disponibilizadas aos colaboradores e público externo até o final de junho

Manaus – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) abriu inscrições para a Oficina Cumprimento dos Requisitos Ambientais: Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licenciamento Ambiental. O curso é voltado para servidores e colaboradores do órgão, consultores do setor primário e demais interessados.

(Foto: Divulgação / Ipaam)

A capacitação será realizada na próxima segunda-feira (17), de 14h às 17h, no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Ipaam, localizado na Av. Mário Ypiranga, 3280, no bairro Parque 10 de Novembro. As inscrições podem ser feitas através do link.

Os temas terão como facilitadoras as analistas ambientais do Instituto Adriana Barbosa e Silvana Pimentel. O curso abordará a legislação aplicada ao CAR e orientações sobre os requisitos básicos, erros mais comuns cometidos no processo de licenciamento de atividades agropecuárias e agroindustriais.

A capacitação da Gecap é uma das seis oficinas que serão disponibilizadas pelo órgão aos servidores, colaboradores e ao público externo interessado no assunto, até o final de junho, seguindo o cronograma de ações em comemoração ao mês ambiental.

O CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público e eletrônico, obrigatório a todos os imóveis rurais a fim de compor a base de dados para monitoramento, controle, planejamento ambiental e econômico, além de contribuir para o combate ao desmatamento. O registro é obrigatório para a obtenção de crédito rural e a adesão a diversos outros programas governamentais.

Para que todos estejam aptos a inscrever e corrigir os cadastros por meio do Sistema Integrado do Cadastro Ambiental Rural (Sicar) é necessário conhecimento acerca da legislação ambiental vigente e domínio dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Anúncio