Ipês começam a florescer e podem ser vistos em várias zonas de Manaus

A ‘transformação’ é uma forma de adaptação à mudança de clima, característica da chegada do verão amazônico

Manaus – Quem anda pela capital amazonense já consegue observar várias árvores floridas em diversas zonas de Manaus. Trata-se dos Ipês, espécie que nesta época do ano começa a perder as folhas e mostrar as flores. A ‘transformação’ é uma forma de adaptação à mudança de clima, característica da chegada do verão amazônico.

As diversas árvores floridas espalhadas pelas principais vias da cidade são resultado do programa Arboriza Manaus, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A iniciativa já plantou mais de 40 mil espécies de árvores e, entre elas, 6 mil ipês.

Desde 2015, o desabrochar das flores dos Ipês chama atenção. Foi nesse ano que as primeiras árvores foram plantadas no canteiro central da avenida Djalma Batista, um dos principais corredores viários da capital. Hoje em dia a população de Manaus pode observar essa espécie em outras vias principais da cidade como as avenidas Max Teixeira e André Araújo. O trabalho é realizado pela secretaria junto à comissão de paisagismo.

O secretário da Semma, Antônio Nelson, explicou o início dos trabalhos de paisagismo com as árvores floridas pela cidade. “Fizemos um grande corredor de Ipês com mais de 200 plantados e a partir do momento que a gente conseguiu definir essa árvore como uma árvore com características para Manaus, que atende os corredores curtos que temos, começamos a fazer um trabalho de plantio na cidade”, explicou.

Anúncio
Anúncio