Manaus – Uma grande festa marcou a inauguração do ‘Largo Governador Amazonino Mendes’ em Eirunepé (a 1.160 quilômetros a sudoeste de Manaus). Amazonino nasceu no seringal Santa Marta, na zona rural de Eirunepé, e se transformou, pelo voto popular, no político mais vitorioso do Amazonas – quatro vezes governador, três vezes prefeito de Manaus e senador da República.
Cristina e Armando Mendes, filhos de Amazonino, e a sobrinha Monica Mendes, a nora Francine Bayma, além do atual secretário de habitação de Manaus, Jesus Alves e do ex-secretário de cultura do Amazonas, Denilson Novo, participaram da homenagem ao maior político do Estado.
O Largo Governador Amazonino Mendes é um complexo de lazer e passou a ser o novo cartão postal do município. Uma antiga área de charco foi transformada e deu lugar a pistas de caminhadas e num local de encontros e de entretenimento. Uma estátua em bronze de Amazonino em tamanho real é um dos destaques do largo. Uma obra assinada pelo artista Ique Woitschach. “Nada mais justo do que nomear o largo com o nome do maior político do Amazonas, filho da terra, que deixou um legado de grandes obras e ensinamentos”, justificou o prefeito Raylan Barroso.
“Toda família está muito feliz com a homenagem por todo simbolismo que representa esse largo. Aqui meu pai nasceu, aqui ele sonhou em um dia governar o Estado e transformar a vidas das pessoas. E ele fez tudo com muito amor e dedicação. Essa homenagem nos emociona profundamente porque o o nome, o trabalho e a história do meu pai estão eternizados no coração dos amazonenses”, disse Armando Mendes.
Armando Mendes e Cristina vão receber em 2024 o título de cidadão de Eirunepé por decisão da Câmara de Vereadores.