Maçonaria: Amazonas realiza programação para celebrar bicentenário do Grande Oriente do Brasil

Uma das potências regulares mais importantes da maçonaria no Brasil completa 200 anos de fundação em 2022

Manaus – Uma das potências regulares mais importantes da maçonaria no Brasil completa 200 anos de fundação em 2022. Com uma agenda de comemorações desde o início do ano, o Grande Oriente do Brasil (GOB) celebra uma programação especial do bicentenário na capital amazonense. Organizada pelo Grande Oriente do Brasil – Amazonas (GOB-AM), os maçons de todos os estados brasileiros se reúnem em Manaus nos dias 14 e 15 de julho.

(Foto: Divulgação)

No dia 14 de julho, a partir das 14h, os maçons vão participar de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em comemoração aos 200 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil, de autoria do deputado estadual Álvaro Campelo. Na sessão, será entregue a Outorga de Título de Cidadão Amazonense ao Grão-Mestre Geral do GOB, Múcio Bonifácio, e a entrega da Medalha Ruy Araújo ao Grão-Mestre Estadual do GOB-AM, Bruno Azevedo.

Representantes da maçonaria no Amazonas e de outros estados, além das ordens paramaçônicas, serão agraciados com o reconhecimento pelos seus trabalhos em prol da comunidade maçônica.

Para o Grão-Mestre Estadual do GOB-AM, Bruno Azevedo, a entrega de Título de Cidadão Amazonense ao Grão-Mestre Geral do GOB é um reconhecimento da valorização que a gestão geral da potência maçônica tem destinado a todos os Grandes Orientes Estaduais. “Nosso Sobereano Grão-Mestre tem sido um grande irmão e parceiro do Amazonas e dos demais estados. É com muita alegria que recebemos ele em nossa capital e a entrega desse título é um agradecimento por toda a atenção e parceria com o nosso estado”, ressalta Bruno Azevedo.

Ainda no dia 14 de julho, a partir das 20h, a programação será em um dos principais pontos turísticos e culturais do estado, o Teatro Amazonas. Os maçons de todo o Brasil irão se reunir para prestigiar a apresentação, sob temática maçônica, da Orquestra Amazonas Filarmônica com o Coral do Amazonas e solistas. Na ocasião, será apresentado pela primeira vez o hino do GOB 200 anos em Manaus, composição dos irmãos Moisés Rodrigues e Jurimar Collares.

Na sexta-feira (15), a programação da maçonaria continua na capital amazonense, com a instalação das Fraternidades Femininas das Lojas jurisdicionadas ao GOB-AM. O evento vai ser realizado no Palácio Rio Branco, a partir das 19h, e vai contar com jantar de confraternização, entrega de comendas e apresentações culturais locais.

Sobre o GOB 200 ano

O Grande Oriente do Brasil foi criado no dia 17 de junho de 1822, por três Lojas do Rio de Janeiro – a Commercio e Artes na Idade do Ouro e mais a União e Tranquilidade e a Esperança de Niterói. O GOB teve, como seus primeiros mandatários José Bonifácio de Andrada e Silva, ministro do Reino e de Estrangeiros e Joaquim Gonçalves Ledo, Primeiro Vigilante.

O GOB hoje é a maior Obediência Maçônica do mundo latino e reconhecida como regular e legítima pela Grande Loja Unida da Inglaterra, de acordo com os termos do Tratado de 1935. No Amazonas, o GOB-AM possui atualmente 35 lojas, sendo 26 na capital e nove no interior do Amazonas.

As comemorações do bicentenário do Grande Oriente do Brasil começaram no dia 9 de janeiro, com a celebração do Dia do Fico no Palácio do Lavradio, no Rio de Janeiro. Desde então, o GOB 200 anos percorreu diversos estados, como Paraíba, Sergipe, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Piauí, Tocantins, Bahia, entre outros.

Nos dias 17 e 18 de junho foi realizada a Data Magna dos 200 anos do Grande Oriente do Brasil, em Brasília, com a presença de diversas autoridades maçônicas brasileiras, entre elas uma comitiva do Amazonas.

Anúncio